Gestão da sala de aula e a parceria entre professor e coordenador pedagogico
Resumo
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo uma reflexão a respeito da parceria entre o coordenador pedagógico e o professor, analisando como os docentes realizam seu trabalho em sala, suas dificuldades e necessidades e nesse contexto, a atuação do coordenador pedagógico. Tece considerações quanto aos desafios inerentes à escola pública, bem como quanto ao processo de ensino e aprendizagem, levando em conta o perfil do profissional na função da coordenação pedagógica a partir da revisão bibliográfica com base em autores como Vygotsky (1998), Vasconcellos (2002), Saviani (2008) em diálogos com outros autores. Buscou-se ampliar conhecimentos para a prática cotidiana, e evidenciar o papel fundamental da parceria entre o coordenador e o professor como orientador dos planos de ensino, das estratégias, dos recursos metodológicos e da mediação dos conflitos em sala de aula, presentes, na escola. O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade de Maringá, no Estado do Paraná, no ano de 2014. Apresenta reflexões e sinaliza algumas alternativas na gestão da sala de aula, bem como os desafios a serem superados para que a criança tenha um desenvolvimento mais satisfatório no processo de aprendizagem.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]