dc.contributor.advisor | Giareta, Paulo Fioravante | pt_BR |
dc.contributor.author | Kummer, Angela Adriana Bortolozzi | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T18:08:23Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T18:08:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47070 | |
dc.description | Orientador : Paulo Fioravante Giareta. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Partindo da observação e do acompanhamento dos conteúdos ministrados nas aulas dos docentes sentiu-se a necessidade de repensar as possibilidades e limites da prática social do campo no planejamento do professor no Colégio Estadual do Campo São Luís, visto que existe a preocupação dos docentes quanto a uma educação de qualidade, sendo assim, objetivou-se possibilitar momentos de reflexão e estudos junto aos docentes para que coletivamente se elenque os conteúdos relacionados ao cotidiano dos nossos alunos e se elabore um currículo apropriado a realidade do aluno do campo com intuito de implementar um trabalho pedagógico voltado para a realidade da escola do campo no Colégio Estadual do Campo São Luis. A realidade na qual o educando vive deve ser levada em consideração na hora de planejar e programar os conteúdos curriculares. Neste sentido, através da pesquisa qualitativa e documental foram identificados e analisados dados a partir de um processo indutivo que permitiu gerar hipóteses, identificar variáveis importantes no referido contexto escolar. No decorrer dos estudos verificaram-se algumas situações difíceis como o planejamento de conteúdos que tem ignorado as necessidades dos sujeitos sociais que vivem no campo e a necessidade de ações que vão da conscientização de professores para um olhar que valorize a realidade do educando do campo, até ações que dependem efetivamente do Estado. O fato é que a que se pensar a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos do campo. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.title | Possibilidades e limites da prática social do campo no planejamento do professor | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |