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dc.contributor.advisorGiareta, Paulo Fioravantept_BR
dc.contributor.authorKummer, Angela Adriana Bortolozzipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-07T18:08:23Z
dc.date.available2020-01-07T18:08:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47070
dc.descriptionOrientador : Paulo Fioravante Giareta.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Partindo da observação e do acompanhamento dos conteúdos ministrados nas aulas dos docentes sentiu-se a necessidade de repensar as possibilidades e limites da prática social do campo no planejamento do professor no Colégio Estadual do Campo São Luís, visto que existe a preocupação dos docentes quanto a uma educação de qualidade, sendo assim, objetivou-se possibilitar momentos de reflexão e estudos junto aos docentes para que coletivamente se elenque os conteúdos relacionados ao cotidiano dos nossos alunos e se elabore um currículo apropriado a realidade do aluno do campo com intuito de implementar um trabalho pedagógico voltado para a realidade da escola do campo no Colégio Estadual do Campo São Luis. A realidade na qual o educando vive deve ser levada em consideração na hora de planejar e programar os conteúdos curriculares. Neste sentido, através da pesquisa qualitativa e documental foram identificados e analisados dados a partir de um processo indutivo que permitiu gerar hipóteses, identificar variáveis importantes no referido contexto escolar. No decorrer dos estudos verificaram-se algumas situações difíceis como o planejamento de conteúdos que tem ignorado as necessidades dos sujeitos sociais que vivem no campo e a necessidade de ações que vão da conscientização de professores para um olhar que valorize a realidade do educando do campo, até ações que dependem efetivamente do Estado. O fato é que a que se pensar a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos do campo.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titlePossibilidades e limites da prática social do campo no planejamento do professorpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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