Indisciplina em sala de aula
Resumo
Resumo : Atualmente as instituições de ensino encontram-se preocupadas com o fracasso escolar, erroneamente muitos educadores acabam atribuindo a indisciplina dos alunos em sala de aula como uma das principais causas para o baixo desempenho escolar. Assim, faz-se necessário refletir a problemática juntamente com as relações família-escola e professor-aluno; e construir reflexões por meio de apontamentos teóricos das possíveis causas de tal fenômeno. Por meio deste estudo bibliográfico, através das obras de Freire (1996), Libâneo (1994) e Cury (1998) entre outros, procura-se desmistificar os pré-conceitos existentes sobre o fenômeno, refletir sobre os problemas escolares da atualidade, verificar conceitos teóricos e propor alternativas em prol do fortalecimento das relações estabelecidas entre o sujeito e os
obstáculos do processo ensino-aprendizagem. O comportamento indisciplinado não envolve somente problemas sociais e conflitos familiares, mas aspectos desenvolvidos na relação professor-aluno cotidianamente. Assim, o contexto escolar precisa possibilitar um ambiente educativo inovador que motive a construção do conhecimento por meio da valorização individual, desenvolvimento da criatividade, curiosidade e respeito mútuo.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]