A articulação da prática pedagógica com os resultados da avaliação da aprendizagem
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Data
2014Autor
Cavassan, Andréia Batista dos Santos
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Resumo : Está pesquisa destina-se a investigar como os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/PR compreendem, desenvolvem e redimensionam sua prática avaliativa, especificamente tendo como foco principal os alunos do Ensino fundamental – anos iniciais. Considera-se que as Escolas Municipais de Cascavel desenvolvem seu trabalho em consonância com o Currículo Municipal para a Rede Pública de Cascavel, sendo elaborado e fundamentado pelo método do Materialismo histórico-dialético. A metodologia empregada nesta pesquisa pautou-se basicamente na revisão da literatura escolhida e na aplicação de questionários a 44 professores e coordenadores de cinco escolas, todas de médio porte, possuindo de 400 a 600 alunos. O público atendido pelas escolas apresenta renda entre um a três salários mínimos. Este trabalho pauta-se teoricamente em LEONTIEV (1978), LUCKESI (2005; 2008) e SAVIANI (1996; 2003). Justifica-se esta pesquisa pela importância que avaliação tem no processo ensino-aprendizagem. O trabalho conclui entre outras coisas, que: - para que a avaliação aconteça de maneira efetiva e competente é necessário que o professor conheça e compreenda a linha teórica a que se dispõe a trabalhar, articulando seu trabalho com o Projeto Político Pedagógico – PPP; - os resultados da avaliação devem ser utilizados para intervir positivamente na realidade, gerando mudanças e melhorando a aprendizagem.
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- Coordenação Pedagógica [455]