Interdisciplinaridade : uma proposta a partir de projetos escolares
Resumo
Resumo : Este estudo busca demonstrar a realidade de ensino de uma escola rural do
município de São José dos Pinhais/Paraná, a qual encontrou na prática de
pequenos projetos escolares uma possibilidade de execução da
interdisciplinaridade. Para isso foi analisado o Currículo do município e o Projeto
Político Pedagógico da escola. Além disso, foram aplicados questionários a diretora
e professores buscando verificar a visão que os mesmos têm sobre a prática de
interdisciplinaridade desenvolvida na escola. Verificou-se que apesar do currículo
municipal não trazer indícios de um trabalho interdisciplinar, a escola desenvolve
essa prática através de projetos escolares como Horta Escolar, Arraiá Pedagógico e
Feira Cultural. O trabalho interdisciplinar através de projetos escolares possibilita aos
educandos uma formação ampla, onde o conhecimento é utilizado para a vida em
sociedade. De acordo com as respostas aos questionários a diretora e os
professores demonstraram que através dessa prática os alunos ficam mais
motivados a aprender e capazes de lidar com situações problemas de sua realidade,
comparados as experiências curriculares sem integração.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]