dc.contributor.author | Faé, Francieli do Carmo | pt_BR |
dc.contributor.other | Taques, Mariana Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T12:11:23Z | |
dc.date.available | 2019-12-20T12:11:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47010 | |
dc.description | Orientadora : Prof. Ms. Mariana F. Taques | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem como principal objetivo, relatar qual é o papel do coordenador pedagógico diante das necessidades diárias dos professores frente às adaptações curriculares necessárias ao bom desempenho dos educandos com dificuldades na aprendizagem. Sendo assim, o mesmo busca vir a auxiliar os educadores e demais profissionais da educação a atender de maneira correta os alunos com dificuldades na aprendizagem, utilizando-se assim das práticas educativas essenciais e necessárias na flexibilização ou adaptação curricular, facilitando seu convívio com os demais colegas e fazendo com que os mesmos queiram cada vez mais aprender, não deixando que suas dificuldades sejam motivos de desinteresse. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica na qual foram estudados vários livros, dissertações e periódicos que abordavam o papel do coordenador pedagógico e as adaptações curriculares realizadas com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Fazer um encaminhamento metodológico eficaz, auxilia os próprios professores a incluir estas crianças, fazendo assim com que os mesmos sintam-se inclusos e mais motivados a continuar frequentando a escola, sem contar que os próprios professores, após ter claro o que são adaptações curriculares, trabalharam com estas crianças sentindo-se mais úteis dedicando-se mais a procurar maneiras diferenciadas para ensinar, observando suas próprias conquistas ao longo do tempo. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Baixo rendimento escolar | pt_BR |
dc.title | O papel do coordenador pedagógico frente às práticas educativas : adaptação e flexibilização curricular | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |