A indisciplina escolar e o papel do coordenador pedagógico
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Oliveira, Francisbel Pereira Pardinho de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente artigo apresenta uma investigação sobre a indisciplina escolar na visão de dois coordenadores pedagógicos e um diretor de escolas de ensino fundamental do município de Cambira - Paraná, e é trabalho final da Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Paraná. O estudo partiu de uma revisão de literatura sobre questões recorrentes de discussão da educação: disciplina e indisciplina. Foram pesquisados os conceitos de disciplina e indisciplina com base em um conjunto de diferentes teóricos. Na continuidade, utilizou-se de coleta de dados, da qual participaram dois coordenadores pedagógicos e um diretor que atuam em escola pública. Como metodologia de pesquisa esta investigação utilizou uma abordagem de pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Os resultados obtidos se destacam como alternativas que venham a minimizar o problema e oportunizar aos envolvidos no processo educacional momentos para reflexão e análise sobre o tema abordado, oferecendo subsídios para uma possível mudança de atitudes dentro da escola a partir dessas considerações.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]