Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendes, Ademir Aparecido Pinhellipt_BR
dc.contributor.authorThomé, Ericéia Ferreira Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T11:57:31Z
dc.date.available2019-12-12T11:57:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46999
dc.descriptionOrientador : Ademir Pinhelli Mendespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse trabalho aborda questões de vivência que ocorrem dentro do espaço escolar entre gestores, e seus colaboradores. Como a gestão democrática veio trazer segurança para o gestor que compartilha suas ações com demais colaboradores, enfatizando a questão das tomadas de decisões e investimentos na qualidade do ensino. A importância de ter uma harmonia com o grupo e como conduzir o trabalho através do diálogo tanto com os funcionários quanto com os alunos e sociedade também aqui enfatizando através da motivação do gestor e da qualidade a importância de se ter uma gestão democrática na valorização do ensino nas escolas públicas do país com qualidade e presença da família e da comunidade local. Algumas reflexões foram realizadas e aqui apresentadas baseadas nas bibliografias de autores de renome, que vieram trazer enriquecimento e embasamento teórico as questões aqui abordadas. Finalizamos conceituando a importância da família na vida da criança e sua participação ativa no espaço escolar como fator de agregação e contribuição na efetivação da Gestão Democrática e como o coordenador pedagógico pode auxiliar nesse processo de democratização do ensino. Como enriquecimento metodológico realizamos visita a uma escola do município de Tapejara, para observar o trabalho pedagógico diante da gestão democrática e conversar com professores e alunos para ouvir seus relatos quanto à qualidade do ensino que estão recebendo e se esse se enquadra nas ações propostas a uma escola que se enfatiza como democrática.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectEscolas - Administração de pessoalpt_BR
dc.titleGestão democrática na escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples