dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Thomé, Ericéia Ferreira Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T11:57:31Z | |
dc.date.available | 2019-12-12T11:57:31Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46999 | |
dc.description | Orientador : Ademir Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esse trabalho aborda questões de vivência que ocorrem dentro do espaço escolar entre gestores, e seus colaboradores. Como a gestão democrática veio trazer segurança para o gestor que compartilha suas ações com demais colaboradores, enfatizando a questão das tomadas de decisões e investimentos na qualidade do ensino. A importância de ter uma harmonia com o grupo e como conduzir o trabalho através do diálogo tanto com os funcionários quanto com os alunos e sociedade também aqui enfatizando através da motivação do gestor e da qualidade a importância de se ter uma gestão democrática na valorização do ensino nas escolas públicas do país com qualidade e presença da família e da comunidade local. Algumas reflexões foram realizadas e aqui apresentadas baseadas nas bibliografias de autores de renome, que vieram trazer enriquecimento e embasamento teórico as questões aqui abordadas. Finalizamos conceituando a importância da família na vida da criança e sua participação ativa no espaço escolar como fator de agregação e contribuição na efetivação da Gestão Democrática e como o coordenador pedagógico pode auxiliar nesse processo de democratização do ensino. Como enriquecimento metodológico realizamos visita a uma escola do município de Tapejara, para observar o trabalho pedagógico diante da gestão democrática e conversar com professores e alunos para ouvir seus relatos quanto à qualidade do ensino que estão recebendo e se esse se enquadra nas ações propostas a uma escola que se enfatiza como democrática. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Administração de pessoal | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |