Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMartins, Emi Márcia Blaskievicz Martinspt_BR
dc.contributor.otherSoczek, Marcia Barbosapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T17:31:10Z
dc.date.available2019-11-18T17:31:10Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46998
dc.descriptionOrientadora : Márcia Soczekpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre os desafios da formação continuada dos professores da educação infantil no interior dos Centros Municipais de Educação Infantil e as contribuições do coordenador no processo de formação. A motivação para a realização desta pesquisa encontra-se no fato de que estudos na área da Educação Infantil apontam para os desafios da formação dos professores, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. Desse modo, o artigo apresenta estudos sobre a Educação Infantil, buscou-se caracterizar os profissionais que atuam com crianças de zero aos cinco anos, analisando a formação inicial e continuada dos mesmos e perceber o trabalho do coordenador pedagógico enquanto articulador da formação continuada no CMEI. As reflexões realizadas neste artigo possibilitaram as seguintes análises: que a complexidade dessa etapa da Educação Básica, exige-se profissionais que estejam preocupados em atualizar-se, levando em conta que, mais do que nunca, o cuidar e o educar devem estar presentes dentro das instituições de educação infantil. Para isso, estes profissionais necessitam de formação continuada proporcionada pelo poder público, mediante cursos, palestras e na própria Instituição que trabalha. Nestas circunstâncias, a atuação do coordenador pedagógico junto ao professor da educação infantil, é de suma importância como um articulador e mediador dessa formação, utilizando para isso principalmente momentos como a Permanência dentro das instituições de educação infantil.pt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectProfessores - Educação permanentept_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.titleA formação continuada dos profissionais da educação infantil e o coordenador pedagógicopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples