dc.contributor.author | Martins, Emi Márcia Blaskievicz Martins | pt_BR |
dc.contributor.other | Soczek, Marcia Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T17:31:10Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T17:31:10Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46998 | |
dc.description | Orientadora : Márcia Soczek | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre os desafios da formação continuada dos professores da educação infantil no interior dos Centros Municipais de Educação Infantil e as contribuições do coordenador no processo de formação. A motivação para a realização desta pesquisa encontra-se no fato de que estudos na área da Educação Infantil apontam para os desafios da formação dos professores, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. Desse modo, o artigo apresenta estudos sobre a Educação Infantil, buscou-se caracterizar os profissionais que atuam com crianças de zero aos cinco anos, analisando a formação inicial e continuada dos mesmos e perceber o trabalho do coordenador pedagógico enquanto articulador da formação continuada no CMEI. As reflexões realizadas neste artigo possibilitaram as seguintes análises: que a complexidade dessa etapa da Educação Básica, exige-se profissionais que estejam preocupados em atualizar-se, levando em conta que, mais do que nunca, o cuidar e o educar devem estar presentes dentro das instituições de educação infantil. Para isso, estes profissionais necessitam de formação continuada proporcionada pelo poder público, mediante cursos, palestras e na própria Instituição que trabalha. Nestas circunstâncias, a atuação do coordenador pedagógico junto ao professor da educação infantil, é de suma importância como um articulador e mediador dessa formação, utilizando para isso principalmente momentos como a Permanência dentro das instituições de educação infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.title | A formação continuada dos profissionais da educação infantil e o coordenador pedagógico | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |