dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Vanusa Alves dos Santos de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-30T16:25:46Z | |
dc.date.available | 2019-05-30T16:25:46Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46962 | |
dc.description | Orientador : Dr. em Educação, Professor Pesquisador Ademir Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Apresento neste artigo, uma discussão sobre a mediação do coordenador pedagógico em torno aos desafios de mediar o trabalho junto aos professores, no sentido de refletir sobre o campo de atuação e da função do fazer pedagógico, na organização e desdobramento das atribuições do coordenador, em relação ao seu papel e compromisso teórico-metodológico dentro da escola, em um clima organizacional propicio ao acompanhamento das atividades dos professores em sala de aula, dando oportunidades e despertando reflexões inerentes ao processo ensino aprendizagem, num espirito de parceria e coletividade o coordenador conduz, participa, discute, ouve, propõe, orienta, informa, assume e partilha a responsabilidade com os professores, indica ações e exerce uma posição natural de liderança e autoridade. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A mediação do coordenador pedagógico na organização do trabalho docente | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |