Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantiago, Vera Lúcia Lucaspt_BR
dc.contributor.otherArtigas, Nádiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-30T16:14:51Z
dc.date.available2019-05-30T16:14:51Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46959
dc.descriptionOrientadora : Profª Nádia Artigaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo aborda as dificuldades e limitações que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem dentro do contexto de uma Escola Municipal do município de Almirante Tamandaré, em uma turma de 26 alunos de 2º ano do Ensino Fundamental. Justifica-se o estudo desta temática, pois são poucos os estudos deste tipo tendo em vista a realidade apresentada no Município de Almirante Tamandaré. Desse modo é importante somar esforços para compreender esta problemática dentro deste contexto local, revelando as especificidades inerentes à comunidade escolar observada. O estudo está baseado em pesquisa bibliográfica, de referenciais teóricos, documental, considerando os principais documentos pedagógicos da escola: o projeto político-pedagógico, o livro registro de classe, as atas e fichas do conselho de classe, além índices de rendimento da escola, bem como, dos dados do IDEB. Os objetivos deste trabalho constituíram-se em pesquisar e identificar os determinantes do baixo índice de rendimento e os determinantes dos índices relativos ao bom desempenho escolar, além de viabilizar a proposição de ações que visem melhorar o desempenho dos alunos com baixo rendimento. As análises demonstraram que a falta de um espaço escolar próprio, o número de faltas dos alunos no decorrer do ano, as horas de aulas reduzidas diariamente, são determinantes para uma aprendizagem de baixo desempenho escolar.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleProcesso educativo no 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples