dc.contributor.author | Santiago, Vera Lúcia Lucas | pt_BR |
dc.contributor.other | Artigas, Nádia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-30T16:14:51Z | |
dc.date.available | 2019-05-30T16:14:51Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46959 | |
dc.description | Orientadora : Profª Nádia Artigas | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo aborda as dificuldades e limitações que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem dentro do contexto de uma Escola Municipal do município de Almirante Tamandaré, em uma turma de 26 alunos de 2º ano do Ensino Fundamental. Justifica-se o estudo desta temática, pois são poucos os estudos deste tipo tendo em vista a realidade apresentada no Município de Almirante Tamandaré. Desse modo é importante somar esforços para compreender esta problemática dentro deste contexto local, revelando as especificidades inerentes à comunidade escolar observada. O estudo está baseado em pesquisa bibliográfica, de referenciais teóricos, documental, considerando os principais documentos pedagógicos da escola: o projeto político-pedagógico, o livro registro de classe, as atas e fichas do conselho de classe, além índices de rendimento da escola, bem como, dos dados do IDEB. Os objetivos deste trabalho constituíram-se em pesquisar e identificar os determinantes do baixo índice de rendimento e os determinantes dos índices relativos ao bom desempenho escolar, além de viabilizar a proposição de ações que visem melhorar o desempenho dos alunos com baixo rendimento. As análises demonstraram que a falta de um espaço escolar próprio, o número de faltas dos alunos no decorrer do ano, as horas de aulas reduzidas diariamente, são determinantes para uma aprendizagem de baixo desempenho escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Processo educativo no 2º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |