Processo educativo no 2º ano do ensino fundamental
Resumo
Resumo : O presente artigo aborda as dificuldades e limitações que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem dentro do contexto de uma Escola Municipal do município de Almirante Tamandaré, em uma turma de 26 alunos de 2º ano do Ensino Fundamental. Justifica-se o estudo desta temática, pois são poucos os estudos deste tipo tendo em vista a realidade apresentada no Município de Almirante Tamandaré. Desse modo é importante somar esforços para compreender esta problemática dentro deste contexto local, revelando as especificidades inerentes à comunidade escolar observada. O estudo está baseado em pesquisa bibliográfica, de referenciais teóricos, documental, considerando os principais documentos pedagógicos da escola: o projeto político-pedagógico, o livro registro de classe, as atas e fichas do conselho de classe, além índices de rendimento da escola, bem como, dos dados do IDEB. Os objetivos deste trabalho constituíram-se em pesquisar e identificar os determinantes do baixo índice de rendimento e os determinantes dos índices relativos ao bom desempenho escolar, além de viabilizar a proposição de ações que visem melhorar o desempenho dos alunos com baixo rendimento. As análises demonstraram que a falta de um espaço escolar próprio, o número de faltas dos alunos no decorrer do ano, as horas de aulas reduzidas diariamente, são determinantes para uma aprendizagem de baixo desempenho escolar.
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- Coordenação Pedagógica [455]