Show simple item record

dc.contributor.authorPondelek, Alethéa Cornelsen Franklinpt_BR
dc.contributor.otherCecatto, Andreapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T16:10:32Z
dc.date.available2019-11-18T16:10:32Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46958
dc.descriptionOrientadora : Andrea Cecattopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho objetiva caracterizar a perspectiva de professores, pais e alunos sobre a Educação em Tempo Integral e discutir as implicações da retomada da ideia da extensão do tempo de permanência dos alunos nas escolas para as discussões acerca do currículo do ensino básico, a responsabilidade que cada um tem sobre um estudante que permanece nove horas em uma Unidade de Ensino. Essa responsabilidade é de toda a comunidade escolar e representa uma oportunidade para uma melhor socialização no convívio social. O estudante que permanece esse período na escola obtém práticas e valores novos nas oficinas oferecidas. A legislação a respeito, recente e ainda pouco conhecida até pelo professorado, coloca a questão nos termos mais amplos possíveis: a Educação em Tempo Integral deve oferecer uma educação de qualidade, provendo o aluno com maiores necessidades, um aprendizado mais efetivo. Nesse sentido, explicita-se a necessidade da continuidade das investigações, focalizando o tratamento dispensado às questões da cultura nas propostas de estados e municípios que a tomam como eixo de integração curricular.pt_BR
dc.format.extent[12] p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleA escola em tempo integralpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record