A escola em tempo integral
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Data
2014Autor
Pondelek, Alethéa Cornelsen Franklin
Metadata
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Resumo : Este trabalho objetiva caracterizar a perspectiva de professores, pais e alunos sobre a Educação em Tempo Integral e discutir as implicações da retomada da ideia da extensão do tempo de permanência dos alunos nas escolas para as discussões acerca do currículo do ensino básico, a responsabilidade que cada um tem sobre um estudante que permanece nove horas em uma Unidade de Ensino. Essa responsabilidade é de toda a comunidade escolar e representa uma oportunidade para uma melhor socialização no convívio social. O estudante que permanece esse período na escola obtém práticas e valores novos nas oficinas oferecidas. A legislação a respeito, recente e ainda pouco conhecida até pelo professorado, coloca a questão nos termos mais amplos possíveis: a Educação em Tempo Integral deve oferecer uma educação de qualidade, provendo o aluno com maiores necessidades, um aprendizado mais efetivo. Nesse sentido, explicita-se a necessidade da continuidade das investigações, focalizando o tratamento dispensado às questões da cultura nas propostas de estados e municípios que a tomam como eixo de integração curricular.
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- Coordenação Pedagógica [455]