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dc.contributor.advisorCosta, Armando João Dalla, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorSantana, Izael Morais dept_BR
dc.contributor.otherPinheiro Junior, Luizpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T17:41:08Z
dc.date.available2017-06-07T17:41:08Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46922
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Armando João Dalla Costapt_BR
dc.descriptionCo-Orientador: Prof. Msc. Luiz Pinheiro Juniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa: Curitiba, 23/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: f.91-92pt_BR
dc.description.abstractResumo: O transporte público tem sido uma forma de mobilização da população para as suas respectivas atividades. Dado esse contexto, o setor público tem investido recursos neste setor com o intuito de modernizar o transporte público. Questiona-se quais são as implementações, o que modernizou e como ocorrem esse processo. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo investigar como foram implementadas as inovações no sistema de transporte público de Curitiba-PR nos últimos tempos. Para isso desenvolveu-se um referencial teórico aprofundando sobre os tópicos de inovação no setor público, investigando possíveis impactos econômicos buscando nas fontes da teoria da inovação, teoria da inovação da firma, e possíveis modelo de inovação no setor público. Realizou-se uma pesquisa com dados secundários oriundos da empresa gerenciadora do sistema de transporte público URBS - Urbanização de Curitiba S.A coletando informações referentes ao objeto de pesquisa. Verificou-se que ocorreram inovações de modo radical, incremental e de componente. Conclui-se que a inovação que mais se destacou no período investigado (1970-2015) foi a canaleta em que possibilita um fluxo segregado no transporte de passageiros ocasionando um transporte rápido e eficiente. No entanto, criticas houveram em relação ao período de (1990-2015) em que as inovações não necessariamente são radicais, sendo de componente como a modernização de sistemas e processos organizacionais. O estudo possui limitações por ser um caso único investigado em profundidade o que sugere possíveis estudos futuros comparativos com outras capitais do Brasil ou outros Países. Palavras-Chave: Inovação, Transporte Público, Canaleta, mobilidade urbana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Public transportation has been a way of mobilizing the population for their respective activities. Given this context, the public sector has invested resources in this sector in order to modernize public transportation. It is questioned what are the implementations, what modernized and how this process occurs. Therefore, this dissertation aims to investigate how the innovations in the Curitiba-PR Public Transportation System have been implemented in recent years. In order to do this, a theoretical framework was developed in depth on the topics of innovation in the public sector, investigating possible economic impacts by searching the sources of Innovation Theory, Firm Innovation Theory, and possible model of innovation in the Public Sector. A research was carried out with secondary data from the management company of the public transport system URBS - Urbanização de Curitiba S.A, collecting information related to the research object. Was found that radical, incremental and component innovations occurred. It is concluded that the innovation that most stood out in the period investigated (1970-2015) was the channel in which it allows a segregated flow in the transport of passengers causing a fast and efficient transportation. However, there have been criticisms regarding the period (1990-2015) in which innovations are not necessarily radical, being as component as the modernization of organizational systems and processes. The study has limitations because it is a unique case investigated in depth, but suggests possible future comparative studies with other capitals of Brazil or other Countries. Key-Words: Innovation, Public Transportation, Bus Channel, urban mobility.pt_BR
dc.format.extent92 f. : il.; color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMobilidade urbana - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTransportes - Transito de passageiros - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Planejamento - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleInovações no transporte público de Curitiba-PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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