O papel da coordenação pedagógica na perspectiva de uma educação de qualidade
Abstract
Resumo : Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos e os significados do Papel da Coordenação Pedagógica na perspectiva de uma Educação de Qualidade, o qual se consolida por meio de documentos como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (2008), e o Currículo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Maringá (2012), documentos que expressam o papel do coordenador pedagógico. Os referenciais teóricos são o ponto de partida, propiciando ir do senso comum, ao senso crítico, por meio das concepções de Freire (1982,1989,1991,1997, 2000, 2001, 2006, 2007) e de Vigotsky (1991, 2000, 2001). Assim, ratificam a ação pedagógica como elemento histórico cultural e instrumento de produção de conhecimento, de desenvolvimento do pensamento. O texto foi organizado em três partes. Primeiro, apresentam-se reflexões sobre o Papel da Coordenação Pedagógica rumo à educação de qualidade. Em seguida, apresenta-se a análise dos dados do Grupo Focal como instrumento de pesquisa e, por fim, sob a luz da fundamentação teórica, analisam-se os dados coletados no Grupo Focal destacandose a realidade escolar a partir dos pré-indicadores, indicadores e Núcleos de Significação de forma a compreender o Papel da Coordenação Pedagógica e a educação de qualidade.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]