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dc.contributor.authorSantos, Flávio Luis dos, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Danielle Mantovani Lucena da, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.date.accessioned2018-01-31T14:19:42Z
dc.date.available2018-01-31T14:19:42Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46648
dc.descriptionOrientadora : Prof. Dra. Danielle Mantovanipt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O projeto a seguir tem como foco principal analisar uma das mais utilizadas ferramentas do marketing empresarial, o CRM (sigla em inglês para Customer Relationship Management) e confrontá-la com ações diretamente ligadas às relações exteriores do país, utilizando, para isso, a cronologia dos fatos que antecederam e culminaram na Conferência Rio+20 apresentada em Junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro. Para alcançar tais objetivos, confrontar as duas matérias citadas acima, uma ferramenta que possibilite entender melhor o cliente é fundamental e a utilização do controle e gestão dos clientes pode fornecer diferencial competitivo às empresas que se valem dessa ferramenta. Dentro do CRM alguns dos principais dados analisados são: a freqüência, a constância, a relatividade e os valores que os clientes investem, ou estão dispostos a investir para ter acesso a determinado bem ou serviço. Após coletados esses dados e quando aferidos com qualidade, fornecem à empresa a "história do cliente" dentro da organização, e esse perfil histórico por sua vez pode ser utilizado como informação para tomada de decisões estratégicas e ajudar a alavancar não apenas o faturamento, mas a qualidade das entradas de caixa na empresa. Além disso, o CRM ajuda na aproximação entre o consumidor e a empresa, com o tempo o consumidor tornar-se-á fiel a organização/marca, possivelmente convertendo-se também em um defensor da marca aumentando cada vez mais a quantidade e qualidade das relações entre ele e a organização, além de trazer novos recursos para esta. No âmbito internacional, mais especificamente o contexto histórico que envolve a Conferência Rio+20, cujo relatório foi elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores sob a administração do então Ministro Antônio Patriota, nota-se a relevância da análise histórica na qual a reunião está inserida. De acordo com o ex-ministro das relações exteriores, Antônio Patriota: "A conferência foi fundamentalmente diferente da Rio 92, que, há 20 anos, representou um ponto de chegada mediante a finalização de longos processos de negociação e a assinatura de documentos e convenções fundamentais". Em ambos os estudos, seja em relação à gestão de relacionamento com o cliente, sejam nas 4 relações multilaterais apresentadas na Conferencia Rio+20, os conceitos explorados mostram que a análise de áreas aparentemente antagônicas podem evidenciar algumas práticas comuns, importantes e análogas entre as matérias estudadas.pt_BR
dc.format.extent28 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectDiplomacia - Brasil - Congressospt_BR
dc.subjectCongressos e convençõespt_BR
dc.titleFerramentas do marketing na diplomacia nacional contemporânea : Utilização de ações de CRM como estrutura para contextualização da Rio+20pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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