dc.contributor.author | Fantachole, Dinny Katia Ramos | pt_BR |
dc.contributor.other | Alle, Lupe Furtado | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-05T20:33:23Z | |
dc.date.available | 2019-04-05T20:33:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46642 | |
dc.description | Orientadora : Profª Dr ª Luppe Furtado Alle | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A genética como qualquer ciência tem sua evolução dada em um contexto
histórico. É necessário entender que seus conceitos e aplicações foram e são
influenciados pelos aspectos sociais, políticos e econômicos da atividade humana.
Analisar os primórdios dessa fascinante ciência e perceber sua adaptação a
diferentes momentos e culturas pode facilitar seu entendimento e torna-la ainda mais
interessante. Mesmo sem registros que possam documentar questões de
hereditariedade, a observação de transmissão de características já era observada
desde os primeiros seres humanos. A domesticação de animais, a polinização
cruzada de algumas plantas, a especulação sobre como o ambiente pode contribuir
ou não na origem dos defeitos congênitos e toda teoria de formação do novo
indivíduo, ou seja, questões que hoje podem ser respondidas pela ciência moderna
estiveram sempre nos debates até mesmo filosóficos, sempre aguçando a
curiosidade humana. Por essa razão e também por outra não menos importante,
que é fato de que o conhecimento científico ou as tentativas de se chegar até ele
pode ter um aspecto não belo, não de sucesso, mas sim de crueldades, de
incontáveis perversidades e isso num passado recente, é que precisamos
contextualizar e facilitar os conhecimentos da genética, abrir espaço pra discutir a
ética, a Bioética e construir um saber coletivo crítico. Pensando nos educandos de
escolas públicas do Estado do Paraná que recebem livros didáticos, nós educadores
precisamos nos perguntar e analisar se esse material didático atende a estas
questões apresentadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.title | Análise de livros didáticos do ensino médio : aspectos históricos, bioética e analogias no ensino de genética | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |