Show simple item record

dc.contributor.advisorWojciechowski, Jaimept_BR
dc.contributor.authorSantos, André Andrade dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Especialização em Engenharia de Softwarept_BR
dc.date.accessioned2018-02-07T12:48:23Z
dc.date.available2018-02-07T12:48:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46633
dc.descriptionOrientador : Jaime Wojciechowski.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Engenharia de Software.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este projeto foi elaborado com o objetivo de desenvolver um software para a empresa Auto Mecânica Fortaleza, localizada na cidade de Curitiba, estado do Paraná, a qual atua no ramo da manutenção mecânica em veículos leves, que venha a facilitar de forma efetiva o gerenciamento daquele negócio. Ou seja, possibilitar ao usuário do sistema cadastrar dados de seus clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores e veículos recolhidos para manutenção, além de permitir o controle dos serviços realizados e de pagamentos recebidos. Outro resultado importante para o negócio será a oportunidade de ter os dados armazenados num banco de dados e poder realizar o backup do mesmo, diferente da solução atual, onde quase todas as informações do negócio estão apenas numa planilha eletrônica. Em termos de custo, a ideia foi de aproximá-lo ao máximo do zero, buscando adotar a utilização de softwares livres para o desenvolvimento. Os artefatos produzidos através da metodologia Rational Unified Process (RUP) nortearão o processo de desenvolvimento e a gestão foi através do Plano de Gerenciamento de Projeto, a previsão e controle do tempo e das atividades, dos custos e riscos associados fazem parte desse item. Apesar da reconhecida existência no mercado de diversos sistemas de gestão de oficinas mecânicas, tais soluções nem sempre são adotadas pelos gestores daquele ramo de negócio, tendo em vista sua alta complexidade de operação e / ou os altos custos de aquisição, licença de uso e manutenção. Assim, pretende-se com este projeto demonstrar que pequenas oficinas mecânicas, diferentemente de grandes centros automotivos, também podem dispor de um sistema de gestão prático (pela facilidade de interação com o usuário), gratuito ou de custo extremamente reduzido (pelo uso de tecnologias open source) e eficiente (pela máxima de se fazer mais com menos). Ou seja, mais controle, qualidade e produtividade no negócio com menos pessoal, tempo, tecnologia e recursos financeiros.pt_BR
dc.format.extent230 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.titleGESTMEC : sistema de gestão de oficina mecânicapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record