O jornal Der Pionier é o segundo periódico mais antigo em língua alemã em Curitiba, publicado semanalmente. Adolf Hermann Lindemann foi o editor responsável pelo periódico, que foi mais representativo do que o primeiro periódico em alemão da cidade, Deutsches Wochenblatt (mais tarde, Das Echo). No ano de 1888, a editora e gráfica deste último se fundem aos do Der Pionier.

Anton Schneider já havia trabalhado em ambos os jornais como redator e editor, e fundaria, mais tarde, o Der Beobachter, periódico que defendia a presença de indivíduos alemães e descendentes de alemães como candidatos a cargos políticos na Assembleia Constituinte. Projetado para atender primordialmente aos interesses das colônias alemãs, rapidamente adere a campanhas de cunho abolicionista e republicano.

Seu último proprietário foi um advogado brasileiro, que logo adota a opção de publicar o jornal em formato bilíngue. Porém, as atividades do jornal não vão além de 1892, ano em que encerra suas atividades e dá lugar ao republicano Deutsche Post (PR).

Recent Submissions