O desenvolvimento de práticas de preservação do meio ambiente nas séries inicias do ensino fundamental em escolas de campo
Resumo
Resumo: A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na construção e manutenção da vida. Os rápidos avanços tecnológicos viabilizaram formas de produção de bens com conseqüências indesejáveis que se agravam com igual rapidez. O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo, apresentar os dados obtidos pela pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento de práticas de preservação de meio ambiente nas séries inicias do ensino fundamental em escolas de Campo com a finalidade de obter subsídios para compreender as práticas pedagógicas e as dificuldades encontradas no âmbito escolar para trabalhar atividades relativas desta pesquisa. O artigo tem como método de abordagem teórica, o materialismo – histórico - dialético, que concebe que ao agir sobre a natureza que o cerca, o homem torna-se produtor e produto do meio, passando por um processo de transformação. Com a investigação realizada, pude perceber que se propõe um novo modelo de desenvolvimento, uma harmonização entre o desenvolvimento socioeconômico com a conservação do meio ambiente, a superação da pobreza, com a satisfação das necessidades básicas de alimentação, saúde e habitação. O meio ambiente é considerado um bem de uso comum do povo, razão pela qual a responsabilidade pela sua preservação não é somente do Poder Público, mas também de toda a coletividade. Por isso, o que importa na defesa deste direto fundamental é a vinculação Estado sociedade civil o que nos conduz a noção de solidariedade em torno do bem comum. A preservação dos recursos naturais é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações brasileiras. O primeiro passo é promover a conscientização ambiental da população, percebi que os professores, tem sim esse modo de pensar e também quanto a importância do seu papel na formação de cidadãos conscientes
Collections
- Educação do campo [596]