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dc.contributor.advisorDalla Costa, Rosa Maria Cardosopt_BR
dc.contributor.authorRios, Franciane Heidenpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-25T12:03:00Z
dc.date.available2019-09-25T12:03:00Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46268
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 157-166pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Material Didático Impresso (MDI) é uma das tecnologias que permite a efetivação da Educação a Distância (EaD). Ao aproximar o aluno do conteúdo e da proposta formativa do curso, sobrepõe a distância temporal-geográfica característica da modalidade EaD. Contudo, não só o conteúdo chega às mãos dos alunos pelo MDI. Junto ao saber teórico, chegam materializações das ideias do design gráfico. Assim como a explicação de um termo técnico, a disposição dos elementos em uma página ou a cor escolhida para o MDI também são mensagens e comunicam/ensinam algo. Esse "algo" que pode interferir significativamente nos objetivos formativos disposto em conteúdo formal. Perceber essa relação de interferência da composição gráfica visual nos conteúdos foi o objetivo dessa pesquisa. Para tanto, fez-se necessário aproximar diversas áreas de estudo em um diálogo interdisciplinar. Para a construção do contexto da pesquisa contribuíram os estudos em EaD, com autores como Peters (2002) e Moore (2003); as orientações e características para a elaboração dos MDI, principalmente com Preti (2010, 2009, 2007, 1998); as concepções de educação defendidas por Freire (2009, 2008, 2004) e as teorias da Comunicação, representadas por Martín-Barbero (2002, 1995, 1990). Tendo articulados os fundamentos teóricos que a pesquisa demandava, a ação efetiva teve início com a coleta de dados via questionário semiestruturado junto aos estudantes do curso de Pedagogia EaD ofertado pela UFPR. Os dados iniciais permitiram compreender brevemente as percepções desses alunos acerca dos MDI e, com isso, orientar a seleção dos materiais a serem analisados em próxima etapa. Para as análises efetivas dos MDI selecionados do curso supracitado, a Gestalt e os Princípios de Composição contribuíram com os elementos técnicos do design gráfico, já a Semiótica com os elementos necessários para entender o produto resultante da aplicação das técnicas em um contexto social. Esse diálogo teórico, bem como as análises tecidas, indicaram a necessidade de superação da dicotomia forma-conteúdo, ação que resultaria em MDI mais interativos e completos, qualificando a experiência de aprender dos alunos EaD. Palavras-chave: Design Gráfico, Material Didático Impresso, EaD, Design Instrucional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Printed Didactic Material (PDM) is one of the technologies that allows the realization of Distance Education (DE). When the student approches of the content and the formative course proposal, overlaps the temporal-geographical distance, characteristic of the Distance Education mode. However, not only the content reaches to the hands of the students by PDM. Next to the theoretical knowledge, arrive the materialization of graphic design ideas. As well as the explanation of a technical term, the arrangement of elements on a page or the color chosen for the PDM are also messages and communicate / teach something. That "something" that can interfere significantly in the formative objectives arranged in formal content. Perceive this relation of interference of the visual graphic composition on the content was the objective of this research. For this, was necessary to approach different areas of study in an interdisciplinary dialogue. For the construction of the research context, contributed studies in Distance Education, with authors such as Peters (2002) and Moore (2003); the guidelines and characteristics for the preparation of PDM, especially with Preti (2010, 2009, 2007, 1998); the conceptions of education defended by Freire (2009, 2008, 2004) and Theories of Communication, represented by Martin-Barbero (2002, 1995, 1990). Having articulated the theoretical foundations that the research demanded, the effective action began with the data collection through semistructured questionnaire with the students of Pedagogy DE offered by UFPR. The initial data allowed understand briefly the perceptions of these students about PDM and from there, guide the selection of materials to be analyzed in the next step. For effective analysis of PDM selected from the aforementioned course, Gestalt and Composition Principles contributed to the technical elements of graphic design, as Semiotics with the information necessary to understand the product resulting from the application of the techniques in a social context. This theoretical dialogue and the analyzes produced indicated the need to overcome the dichotomy form-content, an action that would result in PDM more interactive and complete, qualifying the experience of learning of the Distance Education's students. Keywords: Graphic Design, Printed Didactic Material, Distance Education, Instructional Design.pt_BR
dc.format.extent173 f. : il., algumas color., mapas, grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectDissertação - Design gráficopt_BR
dc.titleDesign gráfico de materiais didáticos impressos para EAD : composição gráfica e conteúdopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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