Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorShima, Walter Tadahiro, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorFeferman, Beatriz Isa Bonganhipt_BR
dc.date.accessioned2023-07-21T14:57:51Z
dc.date.available2023-07-21T14:57:51Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46194
dc.descriptionOrientador:Walter Tadahiro Shimapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A inovação é um processo fundamental para a competitividade das empresas, ela pode se dar de diferentes formas e resultar em impactos distintos nos diferentes setores e ambientes empresariais em que está presente. Entretanto, esse processo depende de um elevado grau de conhecimento, habilidades e competências necessárias para que a empresa realize mudanças proveitosas, no cenário competitivo em que atua. O processo de inovação pode ter diferentes origens: internas e externas a empresa. A consultoria fornece informações às firmas contratantes e, através da transferência de conhecimento, se torna uma parceira para a realização de projetos inovadores. Portanto uma empresa de consultoria é uma fonte externa de inovação. Dessa forma, nesse trabalho foi analisado um caso em que uma empresa atuante no ramo cosmético busca uma consultoria, especializada nesse setor, para capacitação e transferência de conhecimento necessário para o desenvolvimento de novos produtos, resultando em um aumento de portfólio. Assim a empresa, que não dispunha anteriormente o conhecimento para o processo de desenvolvimento de novos produtos, é capacitada adquirindo as habilidades e técnicas que serão relevantes para esse processopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCosméticos - Indústria - Concorrênciapt_BR
dc.subjectCosméticos - Indústria - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleAnálise da capacitação e transferência de conhecimentos para a inovação de uma empresa do setor cosméticopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples