Show simple item record

dc.contributor.advisorCastro, Demian, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorCaetano, Débora Aparecida Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-17T13:44:39Z
dc.date.available2021-11-17T13:44:39Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46161
dc.descriptionOrientador : Prof. Demian Castropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este projeto técnico apresenta uma proposta de implantação de uma base de dados dos pacientes atendidos pela Central de Marcação de Consultas da Lapa - PR. Aborda primeiramente o histórico da saúde publica brasileira na implementação do SUS - Sistema Único de Saúde, enfatizando a Lei Orgânica da Saúde a qual estabeleceu parâmetros para a organização da rede de saúde. Dessa maneira, buscou-se estabelecer uma relação entre as mudanças na administração da saúde pública com as funções do gestor, principalmente no que diz respeito ao planejamento de suas ações. Diante dos diversos problemas observados ao longo do tempo no SUS foi abordada uma ação estabelecida pelo Ministério da Saúde - a informatização de dados - com o intuito de agilizar a identificação das deficiências da área da saúde. Foi apresentada a necessidade específica de informatização da Central de Marcação de Consultas Especializadas da Lapa, a qual foi identificada por meio de entrevista e observação das atividades cotidianas. A pesquisa bibliográfica levantou a opinião de diversos autores em relação aos temas de planejamento, gestor público, tomada de decisões, informações, mudança organizacional e tecnologias. A proposta apresentada se baseia em uma solução simples, de custo acessível e de rápida implantação através da criação de uma base de dados em formato Microsoft Access com a finalidade de proporcionar maior agilidade aos processos da central, a possibilidade de gerar relatórios orientadores das tomadas de decisão, bem como a aferição do desempenho do serviço prestado.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectSaúde pública - Lapa (PR)pt_BR
dc.subjectSistemas de informaçao em saúde - Brasilpt_BR
dc.titleBase de dados dos pacientes atendidos pela Central de Marcação de Consultas Especializadas da Lapa - PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record