Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinto, Pedro Plaza, 1977-pt_BR
dc.contributor.authorAntonio, Mariana Diaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-11T20:34:33Z
dc.date.available2020-05-11T20:34:33Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45967
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Pedro Plaza Pintopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 22/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 231-237pt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Cultura e poderpt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho analisa a representação do Esquadrão da Morte pelo jornal carioca Ultima Hora no período de 1968 e 1969 com destaque para os sinais e ícones do grupo de extermínio presentes nas reportagens e suas fotografias. Inicialmente a pesquisa trata das origens e influências do jornal Ultima Hora, apresentando aspectos como seu público-alvo e sua linha editorial. Num segundo momento, apresentamos as origens do Esquadrão da Morte na cidade do Rio de Janeiro, grupo que pretendia eliminar marginais considerados "irrecuperáveis" como forma de barrar a criminalidade crescente na cidade. Abordamos, concomitantemente à história do grupo, sua repercussão midiática e os critérios de exterminabilidade utilizados contra suas vítimas através da sujeição criminal. Posteriormente analisamos cinco reportagens sobre o grupo, confrontando as fotografias capturadas durante a cobertura do evento e o jornal impresso, para evidenciar os processos envolvidos na confecção da reportagem, como triagem de dados, redação e intervenções técnicas sobre a fotografia, que resultam na produção de uma das fontes documentais mais abundantes para se abordar o Esquadrão da Morte: os jornais. Palavras-chaves: representação. jornalismo. fotografia. Esquadrão da Morte. Ultima Hora.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work analyses the representation of the Esquadrão da Morte through the newspaper Ultima Hora from Rio de Janeiro in 1968 and 1969 highlighting the signs and icons of the death squad presented in the news and their photographs. Initially the research brings the origins and influences of the newspaper Ultima Hora, showing aspects like its target audience and the editorial line. In a second moment, we present the origins of the Esquadrão da Morte in Rio de Janeiro city, group that intended to eliminate marginals considered "unrecoverable" as a way to detain the growing criminality in the city. We show, concurrently to the group history, its mediatic repercussion and the exterminability criteria used against its victims through the criminal subjection. Later we analyse five news about the group, confronting the photographs captured during the news coverage and the printed newspaper, to evidence the processes regarding the news making, like data sorting, writting and technical interventions on the photograph, that produce one of the most abundant historical sources to study the Esquadrão da Morte: the newspapers. Keywords: representation. journalism. photography. Esquadrão da Morte. Ultima Hora.pt_BR
dc.format.extent269 f : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEsquadrao da mortept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectHistória cultural - Brasilpt_BR
dc.titleO sensacionalismo no Jornal Ultima Hora-RJ : sinais e ícones do esquadrão da morte (1968-1969)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples