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    O sensacionalismo no Jornal Ultima Hora-RJ : sinais e ícones do esquadrão da morte (1968-1969)

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    R - D - MARIANA DIAS ANTONIO.pdf (5.814Mb)
    Date
    2017
    Author
    Antonio, Mariana Dias
    Metadata
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    Subject
    História
    Esquadrao da morte
    Fotografia
    História cultural - Brasil
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O presente trabalho analisa a representação do Esquadrão da Morte pelo jornal carioca Ultima Hora no período de 1968 e 1969 com destaque para os sinais e ícones do grupo de extermínio presentes nas reportagens e suas fotografias. Inicialmente a pesquisa trata das origens e influências do jornal Ultima Hora, apresentando aspectos como seu público-alvo e sua linha editorial. Num segundo momento, apresentamos as origens do Esquadrão da Morte na cidade do Rio de Janeiro, grupo que pretendia eliminar marginais considerados "irrecuperáveis" como forma de barrar a criminalidade crescente na cidade. Abordamos, concomitantemente à história do grupo, sua repercussão midiática e os critérios de exterminabilidade utilizados contra suas vítimas através da sujeição criminal. Posteriormente analisamos cinco reportagens sobre o grupo, confrontando as fotografias capturadas durante a cobertura do evento e o jornal impresso, para evidenciar os processos envolvidos na confecção da reportagem, como triagem de dados, redação e intervenções técnicas sobre a fotografia, que resultam na produção de uma das fontes documentais mais abundantes para se abordar o Esquadrão da Morte: os jornais. Palavras-chaves: representação. jornalismo. fotografia. Esquadrão da Morte. Ultima Hora.
     
    Abstract: This work analyses the representation of the Esquadrão da Morte through the newspaper Ultima Hora from Rio de Janeiro in 1968 and 1969 highlighting the signs and icons of the death squad presented in the news and their photographs. Initially the research brings the origins and influences of the newspaper Ultima Hora, showing aspects like its target audience and the editorial line. In a second moment, we present the origins of the Esquadrão da Morte in Rio de Janeiro city, group that intended to eliminate marginals considered "unrecoverable" as a way to detain the growing criminality in the city. We show, concurrently to the group history, its mediatic repercussion and the exterminability criteria used against its victims through the criminal subjection. Later we analyse five news about the group, confronting the photographs captured during the news coverage and the printed newspaper, to evidence the processes regarding the news making, like data sorting, writting and technical interventions on the photograph, that produce one of the most abundant historical sources to study the Esquadrão da Morte: the newspapers. Keywords: representation. journalism. photography. Esquadrão da Morte. Ultima Hora.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/45967
    Collections
    • Dissertações [181]

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