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dc.contributor.advisorScheliga, Eva Lenitapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Laís Cândidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T16:58:53Z
dc.date.available2019-12-10T16:58:53Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45917
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Eva Lenita Scheligapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 22/11/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 105-108pt_BR
dc.description.abstractResumo: A fim de refletir sobre as formas de construção de agentes na posição de voluntários em uma instituição assistencial religiosa, este estudo busca descrever e analisar as práticas observadas na Associação Batista de Ação Social, uma instituição pertencente à Primeira Igreja Batista de Curitiba. O acompanhamento de alguns projetos ao lado dos voluntários, facultou-me a oportunidade de observar quais os termos presentes nas suas atividades cotidianas: a relação com o "outro" se traduz em diferentes modos de "ajuda". Compreendo tais práticas como habilidades construídas a partir de uma "educação da atenção", de acordo com o que propõe Tim Ingold (2010). Ao entrar em contato com cada contexto de ação, os novos voluntários vão, aos poucos, observando e incorporando práticas já estabelecidas a partir de sua percepção. Neste contexto, mais relevante que lideranças formais que estabelecem e transmitem expressamente certas regras de conduta, é justamente na relação entre voluntários que certos padrões vão sendo estabelecidos e servindo como modelo para a formação constante de novos agentes. Palavras-chave: voluntariado; assistência social; educação da atenção.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In order to reflect on the ways of building agents in the volunteer position at a religious care institution, this study search to describe and analyze the practices observed in the Baptist Social Action Association, an institution belonging to the First Baptist Church from Curitiba. The monitoring of some projects alongside volunteers, allowed me the opportunity to observe what these terms in their daily activities: the relationship with the "other" translates into different ways to "help." I understand such practices as skills built from an "education of attention," according to the proposing Tim Ingold (2010). To contact each context of action, new volunteers will gradually observing and incorporating practices established from their perception. In this context, more relevant than formal leaders who establish and expressly convey certain rules of conduct, it is the relationship between volunteers that standards are being established and serving as a model for constant training of new agents. Keywords: volunteering; social assistance; education of attention.pt_BR
dc.format.extent130 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectIgreja Batista de Curitiba, 1ª - Serviço Socialpt_BR
dc.subjectVoluntários - Ação social - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectAssociação Batista de Ação Social - Voluntários - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleAjudando uns aos outros : alteridade e atenção entre voluntários batistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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