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dc.contributor.advisorGrauer, Andreas Friedrichpt_BR
dc.contributor.otherKawano, Mauricypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrialpt_BR
dc.contributor.otherSENAI. Departamento Regional do Paranápt_BR
dc.contributor.otherUniversität Stuttgartpt_BR
dc.creatorVigolo, Samia Maria Antunes Hadichpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-05T19:33:01Z
dc.date.available2024-04-05T19:33:01Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45801
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Andreas F. Grauerpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Ms. Mauricy Kawanopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e a Universität Stuttgart. Defesa: Curitiba, 26/08/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 89-94pt_BR
dc.description.abstractResumo: O aumento excessivo do número de veículos nas ruas traz um problema não só de mobilidade, mas também ambiental e de saúde pública. O presente trabalho é uma contribuição ao processo de quantificação de emissões veiculares oriundas de fontes móveis através da elaboração de um inventário local de emissões realizado no bairro Rebouças, Município de Curitiba - Paraná, Brasil. A complexidade dos cálculos levou a se definir uma área bem específica em função dos dados de tráfego disponíveis. Através do uso do software HBEFA 3.1 e de informações específicas referentes à composição da frota (tipo de veículo e ano de fabricação), combustíveis utilizados, situações de tráfego e tipos de via, buscou-se através da abordagem bottom-up quantificar as emissões veiculares. Apesar desta metodologia proporcionar resultados mais realísticos, há a necessidade de um maior detalhamento dos dados, sendo este o fator dificultador no processo de quantificação. Dados de contagens manuais, de radares eletrônicos e de frota foram sistematizados para o uso do HBEFA, tendo como resultado os fatores de emissões específicos para cada situação de tráfego e segmento, quantificando-se posteriormente os poluentes: CO, CO2, HC, NOx e MP. A emissão inventariada revela que somente nesta localidade são emitidos diariamente cerca de 170 toneladas de CO2, 2 toneladas de CO, e 140 quilogramas de material particulado. As emissões de HC, CO, CO2, NOx e MP aumentam gradativamente com o aumento do tráfego (fluxo de veículos). A metodologia adotada neste trabalho é bastante útil para o planejamento urbano local por levar em conta a dinâmica de tráfego e as características de circulação de veículos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The excessive increase in the number of vehicles on the streets represents a problem not only of mobility, but also of the environmental and public health. The present work is a contribution to the process of vehicular emissions quantification from mobile sources through the elaboration of a local emissions inventory held in the Rebouças neighborhood, in the city of Curitiba - Paraná, Brazil. The complexity of the calculations led to the definition of a very specific area, based on the available traffic data. Through the use of the HBEFA 3.1 software and the information regarding the composition of the fleet (type of vehicle and year of manufacture), fuels used, traffic situations and road type, the bottom-up approach was used to quantify the emissions. Although this methodology provides more realistic results, it requires a higher level of data details, which also becomes a constraint in the quantification process. Manual counting, speed radars and fleet data were used in the HBEFA software, which revealed specific emission factors for each traffic and segment situation, quantifying the pollutants: CO, CO2, HC, NOx and MP. The inventory shows that approximately 170 tons of CO2, 2 tons of CO and 140 kilograms of particulate matter are emitted daily in this location. The emissions of HC, CO, CO2, NOx and MP grows gradually with the increase of traffic (vehicle flow). The methodology adopted in this inventory is very useful for the local urban planning taking into account the dynamics of traffic and the characteristics of vehicles circulation.pt_BR
dc.format.extent139 p. : il. algumas color., tabs., grafs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subjectAr - Poluiçãopt_BR
dc.subjectAr - Controle de qualidadept_BR
dc.subjectPoluentespt_BR
dc.titleSistematização de dados de tráfego para aplicação do software HBEFA 3.1 na elaboração de um inventário local de emissões veiculares : Bairro Rebouças - Município de Curitiba/PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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