Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArco-Verde, Marcelo Francia
dc.contributor.advisorTimofeiczyk Junior, Romano
dc.contributor.authorFurtado, Murilo de Almeida
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Engenharia Florestal
dc.date.accessioned2017-03-07T23:53:59Z
dc.date.available2017-03-07T23:53:59Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/45602
dc.descriptionOrientadores: Dr. Marcelo Francia Arco-Verde, Prof. Dr. Romano Timofeiczyk Junior
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Engenharia Florestal.
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivo levantar e sistematizar diferentes informações encontradas trabalhos científicos sobre o uso de coeficientes técnicos e indicadores financeiros em sistemas agroflorestais (SAFs) no Brasil. Os coeficientes técnicos dos SAFs foram classificados de acordo com as unidades diária-homem (dH) ou hora-máquina (hM). Com este grupo de dados classificados, analisou-se as características gerais que concernem à composição dos sistemas agroflorestais, à distribuição da demanda de trabalho e aos aspectos econômicos. A avaliação dos coeficientes técnicos evidencia a qualidade dos SAFs como fornecedores de multiprodutos e com demanda de mão-de-obra distribuída ao longo do tempo. Os SAFs avaliados apresentam pouca utilização de força de trabalho mecanizada ou semi-mecanizada e alta dependência de trabalho humano. No entanto, a etapa com maior demanda de atividades mecanizadas foi a etapa de preparo e plantio. A distribuição das atividades humanas ocorre na seguinte ordem de importância em termos das demandas médias de diárias-homem por ano: preparo e plantio no ano 0, manutenção do ano 1 até o ano 4 e colheita para os anos seguintes após o quarto ano. Foi observado uma tendência positiva para a relação entre a quantidade média anual total de diárias e o número de espécies. Para todos os dados analisados observou-se altos coeficientes de variação, evidenciando a grande diversidade de composição e manejo. No que concerne às avaliações econômicas e financeiras, observou-se que em todas as análises financeiras levantadas os sistemas agroflorestais demonstraram ser opções financeiramente viáveis. Os indicadores financeiros mais utilizados para representar a viabilidade financeira foram: VPL, RBC e TIR. Espera-se que com este trabalho tenha sido alcançado o objetivo proposto de fornecer uma fonte de consulta rápida aos coeficientes técnicos de diferentes tipos de sistemas agroflorestais.
dc.format.extent64 f. : il. (algumas color.), grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectAgrosilvicultura - Brasil
dc.subjectAgrosilvicultura - Aspectos econômicos
dc.subjectAgrosilvicultura - Indicadores
dc.subjectViabilidade economica
dc.titleConsiderações sobre o uso de coeficientes técnicos e indicadores financeiros em sistemas agroflorestais no Brasil
dc.typeMonografia Graduação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples