Show simple item record

dc.contributor.advisorNakajima, Nelson Yoshihiro
dc.contributor.authorSchaffer, Luiz Henrique
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Engenharia Florestal
dc.date.accessioned2017-03-02T21:00:11Z
dc.date.available2017-03-02T21:00:11Z
dc.date.issued[2016]
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/45577
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nelson Yoshihiro Nakajima
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Engenharia Florestal.
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo avaliar variáveis dendrométricas (altura total, diâmetro à altura do peito (DAP) e área da projeção da copa) e mortalidade das espécies Senna multijuga, Myrsine coriaceae, Schizolobium parahyba, Inga edulis, Inga marginata e Cytharexylum myrianthum. Essas espécies foram plantadas em diferentes talhões facilitadores com o objetivo de recuperação de área degradada por pecuária na Reserva Natural da Guaricica da ONG SPVS em Antonina, estado do Paraná. A área do estudo possui 3,6 hectares, constituídos por quatro tratamentos, com parcelas de 3.000 m2 e três repetições. Foram medidas a altura e o DAP de todas as árvores vivas e viáveis dentre as 9104 plantadas, além de duas medidas de diâmetro da copa ortogonais entre si de 52 árvores. Os resultados significativos da ANOVA foram comparados pelo teste de Tukey a 5%. Os tratamentos foram similares quanto ao crescimento em DAP e apresentaram diferença significativa à altura média. A mortalidade foi similar entre os tratamentos. A espécie que apresentou o melhor desenvolvimento foi a Inga edulis e o pior a Inga marginata.
dc.format.extent8 f. : il. (algumas color.), mapas, tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectFloresta - Restauração - Antonina (PR)
dc.subjectPlantas para recuperação de terra - Antonina (PR)
dc.subjectMata Atlantica
dc.subjectReservas naturais - Paraná
dc.titleComportamento de seis espécies arbóreas na recuperação de áreas degradas por pastagens em relevo de planície no litoral do Paraná, Brasil
dc.typeMonografia Graduação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record