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dc.contributor.advisorFerreira, Jane Mendes, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Raquel Adriano Momm Maciel dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T03:27:02Z
dc.date.available2018-04-12T03:27:02Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/45467
dc.descriptionOrientadora : Prof. Jane Mendes Ferreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 05/12/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f.112-118pt_BR
dc.description.abstractResumo: O campo de estudos em empreendedorismo é um campo jovem, com conceitos construídos a partir da contribuição de diferentes áreas tais como a economia, a psicologia e a sociologia. Dada a contribuição que o empreendedorismo tem dado às sociedades atuais, no campo da economia, das oportunidades sociais e da realização humana, emerge a necessidade de os estudos acadêmicos trazerem sua contribuição prática para a compreensão de como emerge a figura do empreendedor, este compreendido como o motor impulsionador de todo o processo empreendedor. Dentre as possiblidades de estudo da constituição da identidade do empreendedor, o Interacionismo Simbólico surge como uma alternativa que permite uma melhor compreensão da temática dentro do próprio contexto onde o indivíduo está inserido. Sendo a educação privada a nível de educação básica, uma área dominada por perspectivas teóricas humanistas e dissociadas das lógicas empresariais e financeiras, o estudo da constituição da identidade do empreendedor em educação apresenta elementos enriquecedores na condução deste estudo. A partir da compreensão que o indivíduo tem uma identidade, ou um Self, este composto por uma parte mais estável e de difícil acesso, o I e outra mais visível, e observável empiricamente, o Me, este trabalho visou investigar como se dá a constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do Interacionismo Simbólico. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de uma pesquisa exploratória, de campo, de natureza qualitativa, de corte transversal com análise longitudinal com delineamento de estudo qualitativo básico realizada com empreendedores experts do setor de educação privada. A partir dos resultados da pesquisa pode-se denotar que a constituição da identidade do empreendedor em educação na perspectiva do Interacionismo Simbólico ocorre a partir dos significados atribuídos pelo indivíduo às interações que vivencia no decorrer de sua carreira de formação e profissional, de forma que os conteúdos que compõem o papel de empreendedor em educação passam a constituir o Me compreendido como a parte mais visível de seu Self. Palavras-chave: Empreendedorismo. Identidade do Empreendedor. Educação Privada. Interacionismo Simbólico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The field of study in entrepreneurship is a young field, with concepts built from the contribution of different areas such as economics, psychology and sociology. Given the contribution that entrepreneurship has given current companies in the field of economy, social opportunities and human achievement, emerges the necessity of academic studies to bring their contribution to the understanding of how emerges the figure of the entrepreneur, this understood as the is driving force the process entrepreneur. One of the possibilities of studying the Constitution of identity of the entrepreneur, the symbolic interactionism is an alternative that allows a better understanding of the subject within the context where the individual is inserted. Being the private education at the level of basic education, an area dominated by theoretical perspectives humanists and the financial and business logic separated, the study of the Constitution of identity of the entrepreneur in education presents rich elements in the conduct of this study. From the understanding that the individual has an identity, or Self, this compound by a most stable and difficult to access, I and other more visible, and empirically observable, the Me this work aims to investigate how the Constitution of identity of the entrepreneur in education under the perspective of symbolic interactionism. The methodological procedures used were from an exploratory, field, qualitative, transversal cutting with longitudinal analysis with a basic qualitative study carried out with private entrepreneurs' expert entrepreneurs. From the results of the research can be denoted that the constitution of the identity of the entrepreneur in education in the perspective of Symbolic Interactionism occurs from the meanings attributed by the individual to the interactions that he experiences in the course of his training and professional career, so that the contents that make up the role of entrepreneur in education become the Me understood as the most visible part of his Self. Keywords: Entrepreneurship. Idept_BR
dc.format.extent9 f. : il., alguma color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInteracionismo simbólicopt_BR
dc.titleA constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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