Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Artur, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Cristianept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T21:16:04Z
dc.date.available2020-06-19T21:16:04Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45326
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Artur Freitaspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 04/10/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 470-488pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese aborda a primeira investida do Poder Executivo Municipal com vistas a instituir uma política pública de cultura para as artes visuais na cidade de Curitiba, entre os anos de 1971 e 1983. O período selecionado compreende o momento de formação dessa política durante a primeira gestão do prefeito Jaime Lerner e seus desdobramentos, que se estendem à gestão de seu sucessor, o prefeito Saul Raiz, bem como ao seu retorno à Prefeitura Municipal de Curitiba. Esse período de doze anos corresponde, portanto, ao decurso de três gestões municipais sob a tutela do mesmo grupo político filiado ao partido que deu sustentação à ditadura militar brasileira, a Aliança Renovadora Nacional, ARENA, urdido na formação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o IPPUC, e responsável pela implantação do Plano Diretor, aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba em 1966, e posto em execução a partir de 1971. O período corresponde também ao estabelecimento da coalizão política entre gestores do espaço urbano e interesses empresariais na condução de obras públicas, comumente denominada "lernismo". Nesse contexto, pretende-se compreender de que forma e por meio de quais dispositivos a imagem de "cidade modelo" erigida pelo lernismo mediante uma abordagem simultaneamente tecnocrática e humanista se estende e encampa também a o domínio da cultura e, mais propriamente, das artes visuais, na cidade. Os objetivos desta tese são, portanto, (i) investigar qual é o caráter dessa política pública de cultura para as artes visuais na cidade de Curitiba, encampada pela prefeitura municipal entre os anos de 1971 e 1983, (ii) mapear seus eventuais objetivos e (iii) explicitar seus projetos. Uma vez evidenciados sua forma e seus dispositivos, cumpre-nos avaliar, a partir de casos exemplares, em que medida a política pública de cultura lernista para as artes visuais logra ou não sucesso do ponto de vista dos objetivos colocados, bem como do ponto de vista do desenvolvimento das artes visuais na cidade. Palavras-chave: Curitiba. Lernismo. Políticas culturais. Artes visuais. Animação cultural.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present thesis concerns the first attempt of the municipal government in order to establish a public cultural policy for the visual arts in the city of Curitiba, between the years 1971 and 1983. The selected period corresponds to the moment of formation of this policy during Jaime Lerner's first term as a mayor and its developments which also extend to the management of his successor, mayor Saul Raiz, as well as his return to the City Hall. This twelve-year period corresponds to the three municipal administrations under the tutelage of the same political group affiliated with the party that supported the Brazilian military dictatorship, the Aliança Renovadora Nacional, ARENA, coming from the Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, IPPUC, and responsible for the implementation of the new Master Plan for Curitiba, approved in 1966 and put into effect from 1971 on. The period also corresponds to the establishment of the political coalition between managers of the urban space and business interests in driving public works, commonly called "lernismo". In this context, we intend to understand how and through which means the image of "model city" erected by the "lernismo" by both a technocratic and humanistic approach extends and also embodies the field of culture and, more specifically, the visual arts in the city. The objectives of this thesis are, therefore, (i) to investigate what the character of this public cultural policy for the visual arts, taken over by the municipal government between 1971 and 1983, in the city of Curitiba is; (ii) to map its possible objectives and (iii) to explain its projects. Once its form and its features are highlighted, we must evaluate from exemplary cases, the extent to which this public policy for the visual arts succeeds or not from the point of view of its objectives, as well as from the point of view of the development of the visual arts in the city. Keywords: Curitiba. Lernismo. Cultural policies. Visual arts. Cultural animation.pt_BR
dc.format.extent488 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLerner, Jaime, 1937-pt_BR
dc.subjectAnimação culturalpt_BR
dc.subjectPolitica culturalpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleCultura Política versus Política Cultural : os limites da Política Pública de animação da Cidade em confronto com o campo das artes visuais na Curitiba Lernista (1971-1983)pt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples