Show simple item record

dc.contributor.advisorLadewig, Iversonpt_BR
dc.contributor.authorBoell, Isabelle Brusamolinpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-29T17:48:40Z
dc.date.available2017-03-29T17:48:40Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/45273
dc.descriptionOrientador: Prof.Iverson Ladewigpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/08/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 74-78pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia do uso das dicas de aprendizagem no ensino de habilidades do tênis de campo, para alunos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O ensino do tênis de campo foi adaptado para dentro do ambiente escolar, com a proposta de inovar o repertório motor das crianças, mediante uma atividade que a maioria não tem acesso. O estudo procurou por meio da utilização de dicas de aprendizagem, auxiliar no direcionamento da atenção nos pontos relevantes da tarefa, com o objetivo de otimizar a aprendizagem. A falta de atenção é um dos problemas observados em crianças no ambiente escolar, nas aulas de Educação Física, por serem realizadas na maioria das vezes, em um espaço externo, onde existem várias distrações. Deste modo, aprender a prestar a atenção é extremamente relevante para a aprendizagem. Participaram deste estudo 26 crianças, estudantes do Ensino Fundamental, com idades variando entre 9 e 10 anos, de ambos os sexos, divididas aleatoriamente em dois grupos: Grupo com dicas (GCD), que recebeu dicas e Grupo sem dicas (GSD), que recebeu apenas as instruções técnicas. Ambos os grupos passaram pelo pré-teste, em seguida, 10 aulas com o objetivo de aprenderem o forehand e o backhand. Após as aulas, foi realizado o pós-teste e vinte dias depois, um teste de retenção. Os resultados indicaram que houve aprendizagem em ambos os grupos, porém, com valores muito mais significativos para o grupo com dicas. Portanto, pode-se concluir que as dicas otimizam o aprendizado, melhorando a eficácia dos movimentos de forehand e backhand. Palavras chaves: Aprendizagem motora, dicas de aprendizagem, tênis de campo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this study was to investigate the efficacy of using learning cues while learning tennis, with school children from the city of Curitiba. Tennis was adapted to the school environment, with the purpose to offer new activities to the children. The study tried to assist the children to direct their focus of attention to the relevant aspects of the performance, thus, improving learning. Lack of attention is a critical problem observed in school children, even more in PE classes, since most of the time they are conducted in open space, offering several distractors. Thus, learning to pay attention is extremely important to the learning process. Twenty six male and female children, ages 9-10, were randomly divided into two groups: Cue Group (GCD) and No Cue Group (GSD). Both groups went through a pre-test, followed by a 10 session of practice in order to learn the backhand and forehand. After that, all of them passed through a post-test and twenty days later, a retention test. The results have indicated that both groups significatively learned the tasks, however, the values for the Cue Group were extremely higher. Thus, we may conclude that the use of cues improved learning, improving movement efficacy on backhand and forehand. Key words: Leaning cues; Motor Learning; tennis.pt_BR
dc.format.extent152 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectEducação - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEsportes escolarespt_BR
dc.titleTênis de campo na escola : a utilização de dicas de aprendizagem visando melhorar o foco de atenção em alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record