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dc.contributor.advisorQuadros Junior, Itanel Bastos de, 1936-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorAlba, Suian Maínept_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T18:14:25Z
dc.date.available2023-03-06T18:14:25Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45202
dc.descriptionOrientador: Itanel Bastos de Quadros Junior.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Publicidade e Propaganda.pt_BR
dc.description.abstractresumo: Nesta monografia, tem-se como objetivo analisar como se dão as representações das novas tecnologias na publicidade, bem como verificar se houve mudanças significativas na sua representação ao longo do tempo. Com isso, pretende-se compreender como ocorre a relação dos indivíduos com as novas tecnologias e como elas modificaram os seus modos de interação e comunicação, a partir da maneira que a publicidade as representa em seus anúncios. O método utilizado para a pesquisa empírica foi o da Análise de Conteúdo, por sua capacidade de permitir conhecer aquilo que está por trás das palavras, imagens, sons e representações. O corpus da pesquisa foi formado por dez comerciais televisivos da operadora Vivo, veiculados entre os anos de 2003 e 2016. Após comparação e interpretação dos dados resultantes da análise, verificou-se que a representação das novas tecnologias pouco mudou ao longo dos anos: elas foram geralmente representadas como a esperança de um mundo melhor, como resolução de problemas e como favoráveis às relações humanas, sendo comumente associadas à geração mais jovem e à liberdade – no entanto, ocorre uma mudança significativa no discurso de apenas um dos filmes, veiculado no ano de 2015, que apresentou o lado negativo das novas tecnologias. Não obstante, pôde ser notado que os comerciais da operadora acompanharam as mudanças que ocorreram na acessibilidade e nas novas funções das tecnologias ao longo do período estudado. Também puderam ser verificadas, a partir dos filmes selecionados, características intrínsecas da sociedade contemporânea, como a valorização da juventude, a diminuição da importância da proximidade geográfica para a interação e a exposição cada vez maior da vida íntima e privadapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-compressedpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnúncios em televisãopt_BR
dc.subjectComunicação de massa e propaganda - Criaçãopt_BR
dc.titleAs novas tecnologias e suas representações na publicidade : uma análise de conteúdo dos comerciais da operadora Vivo entre 2003 e 2016pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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