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dc.contributor.advisorCunha, Claudia Madrugapt_BR
dc.contributor.authorFerri, Karla Renatapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-26T23:09:00Z
dc.date.available2017-05-26T23:09:00Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/45155
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Claudia Madruga Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/07/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 89-98pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação trata da importância de discutir o currículo na formação continuada de professores, trazendo à tona a própria experiência docente e seu histórico de capacitações como demonstrativo da real necessidade de tornar o professor um articulador reflexivo, não só da sua formação, mas também da sua carreira. Para tanto, este trabalho foi dividido em três partes: a Parte I traça o perfil de como se deram as capacitações continuadas em nível nacional e no município de Curitiba nos últimos 60 anos, além de entender historicamente a educação como reflexo social e demandar disso um magistério mais receptivo do que ativo perante as políticas curriculares. Na Parte II, fez-se um recorte de uma formação continuada ocorrida em Curitiba e alguns trâmites que envolveram esse processo, o Projeto-piloto Edupesquisa, uma proposta de formação em parceria com a Universidade Federal do Paraná na qual os profissionais da Educação desse município foram chamados a rever e pesquisar sobre suas próprias e reais necessidades formativas. Enfim, na Parte III, fez-se a escuta daqueles que atuaram como mediadores desse projeto em específico, e analisaram-se ações que ressignificaram a prática dos envolvidos na formação e o alcance de uma possível autonomia docente, uma vez que, naquele momento, oportunizou-se não uma formação continuada acabada, mas em construção significativa por todos aqueles que ali estavam não só como aprendizes, mas como configuradores de um currículo a ser posto em prática dentro das escolas, para além de um documento normatizador, pois currículo é elemento que se vive diariamente nas instituições escolares. Essa proposta formativa, a qual não teve continuidade, demonstra a possibilidade de outras ações que atendam às necessidades que superem avaliações de larga escala, pois é dado o momento de priorizar ao professor as necessidades da sua formação, fornecendo a ele a autoria da sua carreira e tornando a escola um ambiente de discussão curricular no qual sejam estabelecidos em continuidade trocas entre a experiência e o saber. Palavras – chave: Formação Docente. Currículo. Políticas de Formação Continuada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation attends with the importance of discussing the curriculum in the continuing education of teachers, bringing up his own teaching experience and track record of training and demonstrating the real need to make the teaching reflective articulator not only their training but also of his career. Therefore, we organized this dissertation into three parts: bringing in Part I tracing how profile is given the continued training at national level and in Curitiba in the last 60 years, besides historically understanding of the education as social reflection and demand from it more receptive than active teaching front of the curriculum policies. In Part II, did a sample of continuing education took place in Curitiba and some procedures involving this process, the Projeto-piloto Edupesquisa, a proposal for training in partnership with the Universidade Federal do Paraná where education professionals of this city were called to review and research on their own and real training needs. Finally, in Part III, became the listening of those who acted as mediators of this project in particular, which analyzed actions that reframed the practice of those involved in this training and the range of a possible teaching autonomy, since at that time it provided an opportunity, not a finished continuous training, but significant building by all those who were there not only as learners, but as shapers of a curriculum to be implemented in schools, in addition to a normative document, because curriculum is element that lives daily in schools. This formative proposal, that had no continuity, demonstrates the possibility of other actions that address the needs overhanging large-scale assessments, it is given the time to prioritize the teacher needs of their training, giving him the authorship of his career and making school a study discussion environment where they are established in continuity exchanges between experience and knowledge. Key - words: Teacher Training. Curriculum. Continuing Education Policies.pt_BR
dc.format.extent106 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Formação de professorespt_BR
dc.titleDiálogos entre o currículo e formação de professores : reflexões em torno do projeto-piloto Edupesquisapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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