dc.description.abstract | Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar as representações dos conceitos de consumo e da publicidade a partir da análise do primeiro capítulo da série de televisão Mad Men de 2007. Justifica-se a escolha da série por ser um produto cultural bastante popular produzido recentemente que aborda a indústria publicitária e seu meio de trabalho. A série foi aclamada pela crítica, recebeu vários prêmios, e teve significativa audiência nos EUA, Brasil e no mundo. Além de seu retrato ser elogiado por críticos e publicitários, pode vir a ser, devido a sua popularidade, um significativo exemplo das mecânicas do trabalho de publicitários ao público não iniciado. Desta forma, é importante aos acadêmicos interessados na publicidade debruçar-se sobre este retrato, e estudar qual papel a publicidade tem no universo desta obra, e quais relações com a cultura contemporânea são feitos através dela. Buscaremos explorar através dessa análise, semelhanças e divergências a demais estudos antropológicos relacionados aos temas abordados na série, da publicidade em si, à cultura de massa, consumismo, e desenvolvimentos sociais na década de 1960. A série possui sete temporadas e 92 capítulos, e coube no escopo desta pesquisa a escolha de um para a análise. Escolhemos, portanto, o primeiro por introduzir a maior parte dos personagens centrais, o ambiente da série, suas temáticas, e enfim, por ser construído de forma a condensar as ambições e o tom da série da melhor forma possível. Para tanto, se faz necessária uma incursão teórica no que tange os conceitos de consumo, bem como uma necessária pesquisa sobre o histórico das séries de televisão, e finalmente, uma análise de conteúdo do episódio de acordo com a metodologia descrita como análise fílmica por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété 1992, que sugere dividir em partes uma obra audiovisual. Dentre estas partes vamos observar os elementos semântico-argumentativos (retóricos) do capítulo | pt_BR |