Desafios das estratégias logísticas em uma empresa multinacional de auto peças
Date
2012Author
Santos, Tadeu Quirino dos
Metadata
Show full item recordSubject
Logística empresarialClientes
Automoveis - Peças - Vendas
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : O objetivo deste trabalho é analisar a logística de distribuição de uma empresa multinacional de autopeças do setor automobilístico, considerando a decisão de coordenação do fluxo de produto pelo sistema puxado de produção frente às incertezas do mercado, longos lead times de produção e transporte. O trabalho discute a utilização do sistema "puxado" de produção, juntamente com planejamento de vendas baseado no Make to Stock (MTS), analisa as restrições e dificuldades de conseguir um "forecast" adequado dos clientes que suporte este sistema devido à incerteza do mercado, dos longos "lead time" dos processos e de trânsito de matéria-prima (grande parcela é de origem estrangeira) e ainda, da
necessidade de manutenção de armazéns de produtos acabados próximos dos clientes internacionais (exportações); Pode-se verificar pelas análises que os problemas enfrentados pela empresa (efeito chicote, custos elevados de frete aéreo, estoque obsolente, etc) serão sanados quando a empresa realmente colocar em prática os conceitos do SCM na sua totalidade, ou seja, desenvolvendo competências por todos os elos da cadeia, tendo pessoas comprometidas em compartilhar informaçoes, dispostas a gerenciar e serem gerenciados, gerando sinergia e integração en toda a cadeia, empresas fornecedores e clientes, identificando as causas dos problemas e as possíveis soluçoes.
Collections
- Engenharia da produção [103]