Reflexo do desempenho financeiro nas boas notícias : análise em empresas brasileiras transparentes
Resumo
Resumo: O objetivo do trabalho consiste em verificar a associação entre o grau de otimismo
da mensagem da alta administração e o desempenho reportado em índices financeiros das empresas ganhadoras do Prêmio Anefac-Fipecafi-Serasa Experian 2011. Para atribuir graus de otimismo (neutro, fraco, semiforte ou forte) às mensagens, sob a perspectiva linguística, criou-se um instrumento de análise de conteúdo segregado nas instâncias (i) conversacional, (ii) indexical e (iii) acional. A amostra foi composta por dez empresas ganhadoras do Prêmio Anefac-Fipecafi-Serasa Experian 2011. A correlação de Spearman foi calculada para verificar a associação entre o grau de otimismo e os índices de desempenho financeiro extraídos das Demonstrações dos Fluxos de Caixa. Considerando conjuntos de índices financeiros, nota-se associação inversa significante entre grau de otimismo das mensagens e índices de dispêndio de capital e de retorno dos fluxos de caixa. Os resultados sugerem que os gestores de empresas com pior desempenho financeiro de dispêndio de capital e de retorno de fluxo de caixa tendem a ser mais otimistas nas mensagens aos acionistas, pois são escritas após o conhecimento do desempenho financeiro no ano. Pode-se concluir que gestores da amostra analisada buscam tranquilizar investidores atenuando informações financeiras negativas por meio de discurso otimista
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