Análise da percepção sobre a gestão estratégica de custos por meio do Target Costing : estudo multi-setorial
Resumo
Resumo: O ambiente de mercado de alta competitividade implica para as empresas um contexto de reestruturação e flexibilização, pois o ambiente faz com que as empresas sintam a necessidade de adotarem estratégias para manterem-se rentáveis e competitivas tendo pouca flexibilidade no preço de venda, pois o cliente está cada vez mais exigente e possui uma gama diversificada de opções. O preço de venda é um determinante chave para o desempenho da empresa e relação entre lucro e custos é inversamente proporcional, quanto melhor a otimização dos recursos melhor o lucro auferido. Desta forma, o modelo de gestão estratégica de custos adotado pela empresa possui importância fundamental em seu desempenho em termos de lucratividade. Existem diversos métodos de gestão estratégica de custos, mas com a nova realidade relatada surgiram literaturas nas quais o preço de venda é base para se estabelecer os custos adicionando remuneração mínima. Esse sistema é denominado Target Costing, mas pouco é comentado sobre sua utilização em empresas brasileiras. Assim o objetivo do trabalho consiste em identificar a percepção, por meio dos estudantes, sobre a utilização estratégica de custos fundamentadas no Target Costing em empresas de Curitiba e Região Metropolitana. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo em forma de questionário à uma amostra composta por 82 estudantes da pós-graduação do departamento de ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná, com o intuito de mapear os instrumentos de custos utilizados pelas empresas em que os estudantes trabalham e de mostrar a percepção destes quanto a utilização do Target Costing. Os dados obtidos foram analisados e classificados através de técnicas estatísticas, indicando que o maior volume de empresas que se utilizam da gestão estratégica de custos são de grande porte dos segmentos industriais e comercais e que a o Target Costing se mostra, em pequena escala, como um sistema utilizado pelas empresas brasileiras. Conclui-se também que os estudantes conhecem o Target Costinge aspectos específicos da sua metodologia
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