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dc.contributor.advisorPorsse, Alexandre Alves, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorOstrensky, Vitor Pestanapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-21T13:42:16Z
dc.date.available2023-07-21T13:42:16Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44521
dc.descriptionOrientador: Alexandre Porssept_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho foi analisar os impactos gerados pela política de concessões de rodovias do Anel de Integração do estado do Paraná no crescimento econômico dos municípios paranaenses. Para isso, com um modelo de dados em painel junto ao método diferenças em diferenças (DD), estimou-se o efeito da distância(de 1 a 50km) destes municípios em relação às rodovias. Concluiu-se que o efeito da proximidade das cidades ao anel é positivo, porém o efeito gerado pela política de concessões é negativo. Em quase todas as faixas analisadas o efeito líquido é negativo para o crescimento destes municípios. A falta de manutenção e investimento nas rodovias, além dos custos do pedágio, podem explicar este efeito negativo da política, mas, para isso, serão necessários mais estudos acerca do temapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this paper was to analyze the impacts caused by the policy of concessions of roads from the Anel de Integração of Paraná in the growth of the cities of the state, from 1991 to 2010. For this, with a panel data model associated to a Difference in differences method (DD), it was estimated the effect of the distance (from 1 to 50km) from these cities to the roads. The results showed that the effect of proximity to the roads was positive, but the effect caused by the concessions policy, negative. In almost all the tracks analyzed the net effect was negative for the growth of these cities. The lack of maintenance and investments on the roads, further the tolls’ cost, can explain this negative effect of the policy, but, to confirm this hypothesis, will be required more researches about the topicpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRodovias - Aspectos econômicos - Paranápt_BR
dc.subjectRodovias - Concessoes administrativaspt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectMunicipios - Paraná - Condições econômicaspt_BR
dc.titleA influência dos transportes no crescimento econômico : o caso do anel de integração do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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