Através do olhar do educador : estudo sobre a atuação do Assistente Social na Escola de Educação Básica Maria Nelly Picanço - Modalidade de Educação Especial
Resumo
Este estudo tem por finalidade fundamentar a atuação do Assistente Social na Escola de Educação Básica Maria Nelly Picanço - Modalidade de Educação Especial, localizada em Paranaguá, Paraná. A pesquisa parte da concepção do Educador acerca das responsabilidades e atribuições da profissão em análise para tecer as considerações pertinentes. A partir de 2012, o Estado do Paraná estabeleceu uma importante transformação pedagógica às escolas especiais, a migração de Escola Especial para Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial e a investigação sobre o papel do Assistente Social na Educação Especial é discutida dentro deste contexto. Na contemporaneidade, o objeto de intervenção do Assistente Social é a Questão Social, encarada como o conjunto de contradições e problemáticas vivenciadas pela grande massa popular, decorrentes do modo capitalista de produção. Na Educação Especial, o profissional de Serviço Social se coloca frente à minimização dos impactos gerados pelo sistema econômico. Para que se efetive a perspectiva da garantia de uma educação pública, de qualidade e de direito da pessoa com deficiência, é fundamental a consciência e envolvimento dos profissionais de diferentes áreas do conhecimento que estão dentro do ambiente escolar no enfrentamento à Questão Social.