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dc.contributor.advisorTesser, Gelson João, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorBernz, Maurício Eduardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-30T13:38:53Z
dc.date.available2021-03-30T13:38:53Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44340
dc.descriptionOrientador : Gelson João Tesserpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho busca, a partir do pensamento de Nietzsche, explicitar a crítica que o filósofo dirige ao cristianismo, correlacionando com a educação. O problema da religião cristã, para Nietzsche, consiste em se apostar numa outra vida situada em outro mundo, desvalorizando, assim, esta vida e o mundo presente. Ao não suportar os sofrimentos e angústias da vida, o homem cria, em forma de rebanho e movido por um ressentimento, uma fuga para a metafísica, mesmo que isto exija submeter sua liberdade a uma moral. Nietzsche se empenha em resgatar o homem novamente para o mundo real, apresentando-o a figura do super-homem, um ser forte que enfrenta todos os desafios da vida em nome da grande saúde. O super-homem afirma o vir-a-ser, o constante sim a vida, aceitando tudo que dela brotar. Nesta perspectiva filosófica, busca-se apresentar as contribuições de Nietzsche para a educação pautada na autonomia de pensar por si mesmo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This job search, from the thought of Nietzsche, explicit criticism that the philosopher leads to Christianity, correlating with education. The problem of the Christian religion, for Nietzsche, is to place a bet in another life located in another world, devaluing, thus this life and this world. When not bear the sufferings and anxieties of life, man creates in the form of flock and driven by a resentment, an escape to metaphysics, even if this requires submitting their freedom to a moral. Nietzsche strives to rescue the man back to the real world, introducing him to Superman figure, a strong be facing all the challenges of life in the name of great health. Superman says come to be, the constant yes to life, accepting everything it sprout. In this philosophical perspective, we seek to present the contributions of Nietzsche for education based on the autonomy of thinking for yourself.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectReligião e educaçãopt_BR
dc.titleDa crítica de Nietzsche à moral cristã para uma educação pautada na autonomiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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