Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVendrametto, Karlapt_BR
dc.contributor.otherSchneider, Gabriela Xavier, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2020-01-27T17:05:48Z
dc.date.available2020-01-27T17:05:48Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44331
dc.descriptionOrientadora : Gabriela Schneiderpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O orçamento público é o instrumento pelo qual o Estado dispõe para viabilizar a construção e manutenção dos organismos públicos, entre os quais, muitos prestam serviços diretamente à sociedade, como: educação, saúde, segurança, assistência social e outras necesidades básicas que requererm a sobrevivência digna de um indivíduo. Neste sentido, este estudo teve como objetivo geral analisar os investimentos realizados em infraestrutura educacional no Estado do Paraná, entre 2010-2014 e, de igual forma, enfatizar a presença do Estado na garantia ao direito de acesso à educação, como um direito fundamental universalmente instituído. Entre os objetivos específicos procurou-se identificar o Estado como regulador na distribuição dos recursos, estipulados por meio de diretrizes orçamentárias que definem o quantum destinado para cada Estado, tomando como base questões pontuais; definiram-se os critérios de regulação e planejamento do orçamento público para financiar o sistema educacional; relacionou-se o orçamento público como investimento usado pelo Estado para promover a adequada gestão da educação cidadã; definiu-se infraestrutura escolar; levantou-se, por meios de dados estatísticos e informações teóricas, o quantum de recursos foram transferidos pela União ao Estado do Paraná, destinados a infraestrutura escolar, no período objeto de análise. Utilizou-se como método de pesquisa um estudo de revisão e a consulta de dados estatísticos e teóricos oriundos do Ministério da Educação e de páginas da Internet.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The public budget is the instrument by which the state boasts to enable the construction and maintenance of public bodies, including many provide services directly to society, such as education, health, safety, welfare and other basic necessities that requererm survival dignity of an individual. Thus, this study aimed to analyze the investments made in education infraesturtura in Paraná, between 20102014 and, equally, to emphasize the presence of the state in ensuring the right of access to education as a fundamental right universally instituted. Among the specific objectives aimed at identifying the state as regulator in the distribution of resources stipulated by budget guidelines that define the quantum allocated to each state, based on specific issues; defined the criteria for regulation and planning of the public budget to fund the educational system; It was related to the public budget as investment used by the state to promote the proper management of citizen education; set up school infrastructure; rose by statistical means and theoretical information, the quantum of funds were transferred by the Union to the State Government, for school infrastructure, the object of analysis period. It was used as a research method a review study and the statistical data query and derived theoretical Ministry of Education and websites.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Finançaspt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos econômicospt_BR
dc.titleA infraestrutura escolar nas escolas estaduais paranaenses : um olhar sobre o orçamento públicopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples