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dc.contributor.advisorTrindade, Alexandro Dantas, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jules Venturapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T14:10:23Z
dc.date.available2020-04-29T14:10:23Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44130
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindadept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 31/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 144-151pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na presente dissertação realizamos um estudo de caso com o objetivo de refletir acerca do processo de circulação social de uma obra literária no inicio do século XX, tomando como objeto de análise a recepção critica do romance Recordações do Escrivão Isaias Caminha, de Lima Barreto (1881-1922). Tanto a construção de nosso objeto de pesquisa quanto à escolha do romance em questão foram realizadas no decorrer do desenvolvimento de nossa pesquisa empírica, antes direcionada a pesquisar as relações entre ciência e literatura na vida do referido escritor. Ocorre que o interesse sobre o caso do Recordações surgiu quando começamos a investigar o processo de inserção intelectual de Lima Barreto e a sua relação com a maneira pelas quais suas obras foram recebidas por seus críticos contemporâneos. Nesse sentido, a recepção crítica do Recordações nos exigiu especial atenção: primeiro, por se tratar da obra com o qual Lima Barreto escolheu lançar a sua carreira de escritor; segundo, porque essa tentativa de se lançar e se afirmar foram constituídas em três momentos correspondentes às publicações da obra (1907, 1909, 1917); terceiro, pelo fato de a última edição da obra ter sido custeada pelo autor, no que nos parece ter se constituído numa reação do autor à maneira como seu romance fora lido e apropriado por seus intérpretes contemporâneos. Nesse sentido, a questão principal do nosso interesse de pesquisa gira do torno do processo de negociação tenso entre produtores culturais que ocupavam posições diferentes no mundo das letras, e as correspondentes edições da obra em questão. Lima Barreto não se eximiu em participar das diferentes etapas desse processo de negociação e das interlocuções com distintos agentes, e as estratégias exercidas por ele em torno da disputa pela valoração de sua obra assume um caráter heurístico para a compreensão daquele processo. Recorremos a fontes primárias como diários, correspondências, crônicas e obras do escritor, bem como a periódicos da época, no intuito de recapitular as etapas daquela negociação. Por fim, focamos as agências dos diversos produtores culturais envolvidos naquele processo e, em especial, a de Lima Barreto, com o objetivo de compreender em que medida o senso público de uma obra é construído no dissenso sobre o tipo de valoração (social, política, literária) possível de lhe ser atribuído. Palavras-Chave: Lima Barreto; Recordações do Escrivão Isaias Caminha; circulação de social de obras; sociologia do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this dissertation we conducted a case study in order to reflect on the social movement process of a literary work in the early twentieth century, taking as object the reception criticizes the novel Memories Registrar Isaias Caminha, Lima Barreto (1881 -1922). Both the construction of our object of research on the choice of the novel in question were carried out during the development of our empirical research before directed to research the relationship between science and literature in the life of that writer. It happens that the interest on the case of Memories came when we began to investigate the process of intellectual insertion of Lima Barreto and its relation to the way in which his works were received by his contemporary critics. In this sense, the critical reception of Memories in required special attention: First, because it is the work with which Lima Barreto chose to launch his writing career; second, because this attempt to launch and state were established in three corresponding to the work publications times (1907, 1909, 1917); third, because the last edition of the work was funded by the author, as it seems to have made an author's reaction to the way his novel had been read and suitable for its contemporary interpreters. In this sense, the main question of our research interest revolves around the tense negotiation process between cultural producers who held different positions in the world of letters, and the corresponding editions of the work in question. Lima Barreto not exempted to participate in the different stages of this process of negotiation and dialogues with different agents, and strategies exercised by him around the dispute over the valuation of his work takes a heuristic character for understanding that process. We use primary sources such as diaries, correspondence, and chronic writer's works as well as the periodicals of the time in order to recapitulate the stages of that negotiation. Finally, we focus on the agencies of the various cultural producers involved in that process and in particular the Lima Barreto, in order to understand to what extent the public sense of a work is built on dissent on the type of valuation (social, polítical , literary) possible to be awarded. Keywords: Lima Barreto ; Memories Registrar of Isaias Caminha; social circulation of works; sociology of knowledge .pt_BR
dc.format.extent151 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectBarreto, Lima, 1881-1922pt_BR
dc.subjectSociologia do conhecimentopt_BR
dc.subjectEscritores brasileiros - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleLima Barreto, entre rumores e imagens : a circulação social da obra Recordações do escrivão Isaias Caminhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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