A construção da imagem da mulher e a formação de uma agenda de gênero : uma análise do HGPE do PT e PSDB nas eleições presidenciais de 2014
Date
2016Author
Pellizzaro, Anne Caroline
Metadata
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Ciência políticaCampanhas eleitorais - Brasil
Presidentes - Eleições - 2010-2014
Horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE)
Mulheres na política - Brasil - Relações
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DissertaçãoAbstract
Resumo: O ano de 2010 representou um marco histórico da questão gênero e políticaporque foi a primeira vez que uma mulher chegou ao segundo turno das eleiçõespresidenciais e se elegeu como a primeira Presidente do Brasil, inclusive, sendoreeleita nas eleições presidenciais de 2014. Este trabalho tem por objetivoanalisar comparativamente a construção da imagem da mulher e a formação deuma agenda de gênero durante as Eleições Presidenciais de 2014, no HorárioGratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), em relação aos partidos PT e PSDB.A temática de gênero será verificada em dois âmbitos, num primeiro momento analisa-se a imagem da mulher enquanto candidata, e num segundo momento verifica-se a agenda de gênero nos programas eleitorais do PT e PSDB. Ahipótese é que a construção da imagem da mulher no HGPE terá umacaracterística "dupla", isto é, haverá traços da "mulher forte" e da "mulher mãe",de modo que a candidata Dilma será tratada tanto nos programas eleitorais doPT, quanto do PSBD com essa dupla "personalidade". A segunda hipótese,voltada para a agenda de gênero, é que o programa eleitoral do PT por ter umacandidata mulher focará mais nesta questão, e no programa eleitoral do PSDB não haverá tal enfoque. A metodologia empregada será a quantitativa equalitativa.Palavras-Chave: Comunicação Política; Campanha Eleitoral; HGPE; EleiçõesPresidenciais (2010-2014); Gênero; PT e PSDB. Abstract: The year of 2010 was a remarkable one for the gender and politics matter because it was the first time a woman has participated in the second round of thepresidential election and has been elected as Brazil's first female President, alsobeing re-elected in the 2014 Presidential Election. The aim of this article is tocomparatively analyze the image building of a woman and the gender agendaconstruction during the 2014 Presidential Election, on Political Advertisement notpaid for, of the PT and PSDB parties. The gender subject will be analyzed in two different points of view, first the image of a woman as a candidate, second thegender agenda on the PT and PSDB election advertisement. The hypothesis isthat the woman's image building on Political Advertisement not paid for will havea dual characteristic, as it brings the image of the "strong woman" as well as the"mother", the candidate Dilma will be treated as a person with this dual"personality" for both PT and PSDB election advertisement. The second hypothesis, focused on the gender agenda, shows that the PT campaign, as ithas a woman as a candidate, will focus on that matter and the PSDB will notfocus on the same issue. This research will be conducted by both quantitativeand qualitative methods approach. Keywords: Communication Policy; Election advertisement; PoliticalAdvertisement not paid for (HGPE); Presidential Election (2010-2014); Gender;PT and PSDB parties.
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