Show simple item record

dc.contributor.advisorSallas, Ana Luisa Fayet, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorLourenço, Júlio Césarpt_BR
dc.contributor.otherSilva, Angelo José dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-14T14:46:44Z
dc.date.available2020-02-14T14:46:44Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44025
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Ana Luísa Sallaspt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Ângelo José da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 25/04/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 204-214pt_BR
dc.description.abstractResumo: Oriundo de uma das famílias mais ricas do Brasil e de um dos grupos que mais praticam o mecenato cultural no país, João Moreira Salles, de 1987 a 2007 se enveredou pela carreira de documentarista tendo produzido alguns dos mais importantes filmes do período conhecido como retomada do cinema brasileiro nos anos 1990 e início dos anos 2000. Ao trazer para o cinema brasileiro a interpretação de um setor da elite brasileira interessada a respeito da compreensão e representações das realidades sociais brasileiras, provocou diversos debates e indicou várias tendências de como as representações e identidades dos brasileiros poderiam ser pensadas e trabalhas no cinema. Sendo assim, este projeto teve como objetivo analisar essa singular trajetória, buscando compreender a importância deste lastro social que o cineasta carrega em seus empreendimentos e como ele influenciou estes filmes. Somado a isto, busco compreender os motivos destes filmes terem os prestígios que angariaram ao longo dos anos, situando o trabalho deste cineasta no interior do período que ficou conhecido como Cinema da Retomada. Palavras chave: João Moreira Salles; Cinema Brasileiro; Documentário; Sociologiapt_BR
dc.description.abstractAbstact: Coming from one of the richest families in Brazil and one of the groups that more practice cultural patronage in the country, João Moreira Salles, 1987-2007 was embarked by documentarian career has produced some of the most important films of the period known as the resumption of Brazilian cinema in the 1990s and early 2000s by bringing to Brazilian cinema interpretation of a Brazilian elite sector concerned about understanding and representations of Brazilian social, provoked many debates and indicated several trends regarding how the representations and identities of the Brazilian could be thought of and you work in film. Thus, this project aims to analyze this singular trajectory, trying to understand the importance of social ballast that the filmmaker carries in their endeavors and how it influenced these films. Added to this, we seek to understand the reasons of these films have the prestige it garnered over the years, situating the work of filmmaker within the period that became known as Cinema Resume. Keywords: João Moreira Salles; Brazilian movie; Documentary; Sociologypt_BR
dc.format.extent215 f : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSalles, João Carlos, 1962-pt_BR
dc.subjectSociologia - Documentáriopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.titleImagens da elite : a trajetória do documentarista João Moreira Salles dentro do campo cinematográfico brasileiro (1987-2007)pt_BR
dc.typeTesept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record