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dc.contributor.advisorCastro, Gilberto de
dc.contributor.authorCosta, Emanuelle Caroline de Souza Pereira
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-08-31T19:26:28Z
dc.date.available2016-08-31T19:26:28Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43813
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gilberto de Castro
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/09/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 118-121
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho buscou analisar os discursos que incidem na formação do professor, fazendo-o que acolha de determinada forma as múltiplas linguagens nas práticas e/ou estratégias que desenvolve sobre leitura. Para isso, a concepção de linguagem assumida pelo trabalho defende que a linguagem é elemento fundamental na construção social e de constituição dos sujeitos, sendo assim, é por meio de suas mais variadas materializações: música, escultura, pintura, dança, fotografia, cinema, teatro, gestual, expressão corporal, entre outras, que se consegue abarcar as inúmeras possibilidades de significação existentes no mundo e na vida. Por conta disso, pretendeu-se verificar, por meio da análise de diferentes enunciados, como os discursos com os quais a educação dialoga e os discursos acadêmicos contribuíram e contribuem para a formação de professores. Assim, análises sobre períodos da história da leitura, da escolarização, e de produções acadêmicas voltadas ao assunto, também foram realizadas nesse trabalho. Além disso, analisou-se como os discursos ligados às modificações sociais acarretaram em mudanças nas práticas de linguagem e, por conta disso, compreender as características da televisão, da internet e de outros meios, mostrou-se importante para demonstrar a existência de uma hierarquia linguística assumida, com relevância pela escola, com a palavra escrita ocupando o topo. A fundamentação teórica que sustenta esse olhar sobre a linguagem, advém do Círculo de Bakthin que defende uma visão enunciativo-dialógica, onde o sujeito se constrói por meio da linguagem e das relações estabelecidas em seu meio e com o outro. Assim, os conceitos discutidos foram: sujeito dialógico, enunciado e gêneros do discurso. Com a pretensão de demonstrar o motivo da ausência de tal olhar, por meio da característica constituidora da formação de professores, o trabalho discutiu as características da cultura escolar e os elementos que contribuíram para que tal realidade pudesse ser enxergada em determinados espaços escolares. PALAVRAS-CHAVE: Múltiplas linguagens. Leitura. Enunciado. Escola. Círculo de Bakhtin.
dc.description.abstractAbstrcat: Este estudio tuvo como objetivo analizar los discursos que se centran en la formación del profesorado, haciendo de él una cierta manera que abarque las múltiples lenguas en las prácticas y / o estrategias que se desarrolla en la lectura. Para ello, la concepción del lenguaje que asume el trabajo argumenta que el lenguaje es un elemento clave en la construcción social y la constitución de los sujetos, por lo que es a través de sus diversas realizaciones: la música, la escultura, la pintura, la danza, la fotografía, el cine, teatro, gestos, lenguaje corporal, entre otros, que puede abarcar las múltiples posibilidades existentes de significación en el mundo y en la vida. Debido a esto, el objetivo fue verificar, a través del análisis de los diferentes estados, como los discursos con los que los diálogos de educación y discursos académicos contribuyeron y contribuyen a la formación de profesores. De este modo, también se llevaron a cabo análisis de los períodos históricos de la lectura, la educación, y las producciones académicas centradas en el tema de este trabajo. Además, se examinó cómo los discursos vinculados a los cambios sociales dieron lugar a cambios en las prácticas del lenguaje, y por eso, entender las características de la televisión, Internet y otros medios, ha demostrado ser importante para demostrar la existencia de una jerarquía lingüística supone, con la relevancia de la escuela, con la palabra escrita que ocupa la parte superior. El marco teórico que apoya este punto de vista sobre el lenguaje, proviene del Círculo Bajtín que aboga por una visión declarativa dialógica, donde el sujeto se construye a través del lenguaje y de la relación que se establece en su entorno y con los demás. Por lo tanto, los conceptos discutidos fueron dialógica tema, enunciados y géneros de discurso. Con la intención de demostrar la razón de la ausencia de una mirada através de la función constituidora de la formación docente, el trabajo analiza las características de la cultura de la escuela y los elementos que han contribuido a esta realidad podría enxergada en ciertos espacios de la escuela. PALABRAS CLAVE: Múltiples lenguajes. Lectura. Enunciado. Escuela. Círculo Bajtín.
dc.format.extent121 f. : il., algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectPsicologia de aprendizagem
dc.subjectLeitura - Aprendizagem
dc.subjectLeitura - Escola
dc.titleOs enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura
dc.typeDissertação


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