Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedeiros, Cristina Carta Cardoso
dc.contributor.authorFontoura, Mariana Purcote
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-08-31T18:55:46Z
dc.date.available2016-08-31T18:55:46Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43807
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso Medeiros
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/05/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 166-174
dc.description.abstractResumo: Esta investigação teve como tema a configuração de elementos da inovação pedagógica na Educação Física escolar. O objetivo geral foi investigar a trajetória de vida de uma professora de Educação Física de escola pública, na cidade de Curitiba e compreender como as disposições incorporadas nesta trajetória se fazem presentes na sua prática pedagógica inovadora nos anos finais do ensino fundamental e médio. Esta investigação está circunscrita metodologicamente na História Oral. Buscou-se, por meio do relato de vida, a reconstrução da trajetória pessoal e profissional da professora pesquisada. Deste modo, procurou-se entender o imbricamento de diferentes dimensões que convergem para originar, impedir, favorecer, dificultar, a atuação docente caracterizada pela inovação pedagógica. A investigação focaliza questões pertinentes à importância da utilização das histórias de vida e trajetórias de professores nas pesquisas educacionais, discutidas a partir dos conceitos de habitus, campo e capitais, fundamentados na teoria praxiológica de Pierre Bourdieu e seus interlocutores. Compreende-se, por meio da inferência de suas experiências vividas, a existência de múltiplos agentes e experiências que influenciaram na constituição das disposições e de seu habitus. Em sua prática pedagógica inovadora se fazem presentes diferentes elementos que refletem as disposições adquiridas, a saber: abordagem dada aos conteúdos além da aprendizagem técnica; domínio e diversidade nos conteúdos apresentados; articulação dos conteúdos com a realidade dos alunos; clareza na relação teoria-prática; caráter reflexivo de sua prática; problematizações conceituais sobre os elementos da cultura corporal de movimento. A análise da prática profissional da professora nas escolas permitiu inferir que vários elementos se mostraram como "despotencializadores" da inovação pedagógica como a desvalorização da disciplina perante as demais e a representação tradicional dos gestores sobre a mesma. De outro modo, alguns aspectos a favoreceram como o reconhecimento de seu trabalho por parte da equipe pedagógica, condições objetivas de trabalho, o estabelecimento de parcerias no trabalho docente e a busca frequente por formação continuada. Palavras-chave: Inovação; Educação Física escolar; Habitus; Trajetória; Relato de vida.
dc.description.abstractAbstract: This research had as its theme the configuration of elements of the pedagogical innovation in school Physical Education. The overall objective was to investigate the life story of a physical education teacher of public school, in the city of Curitiba, and understand how the provisions incorporated in this way are present in her innovative pedagogical practice in the final years of elementary school and high school. This research is methodologically circumscribed in Oral History. Sought up, through the life report, the reconstruction of personal and professional trajectory of the researched teacher. In this way, searched up to understand the interweaving of different dimensions that converge to yield, prevent, promote, hinder the teaching performance characterized by pedagogical innovation. The research focuses on issues relating to the importance of using life stories and trajectories of teachers in educational researches, discussed from the concepts of habitus, field and capital, based on the praxeological theory of Pierre Bourdieu and his interlocutors. It is understood, by inference from teacher experiences, the existence of multiple agents and experiences that influenced the establishment of the provisions and of her habitus. In her innovative pedagogical practice are present different elements that reflect the provisions acquired, namely: approach given to contents beyond technical learning; domain and diversity in presented contents; articulation of contents with the reality of the students; clarity in theory-practice relationship; reflective character of her practice; conceptual problematizations on the elements of the body movement culture. The analysis of professional practice of the teacher in the schools allowed inferring that several elements are shown as "disempowering" of pedagogical innovation, such as the devaluation of the discipline before the others and the traditional representation of managers on it. Otherwise, some aspects favor the innovation, such as the recognition of her work by the pedagogical team, the objective conditions of work, the establishment of partnerships in teaching work and frequent search for continued training. Key words: Innovation; School Physical Education; Habitus; Trajectory; Life report.
dc.format.extent178 f.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação fisica escolar
dc.subjectFormação - Docentes
dc.titleTrajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolar
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples