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dc.contributor.advisorLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorPombo, Manuella Moema da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T18:05:37Z
dc.date.available2022-08-11T18:05:37Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43748
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Helga Loos-Sant'Anapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª Drª Suzane S. Löhrpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 163-166pt_BR
dc.description.abstractResumo: O debate sobre a importância da arte para a humanidade permeia grande parte da história de nossa espécie; assim como a discussão dicotômica sobre a supremacia da razão sobre a emoção para o desenvolvimento humano. Podemos dizer que, atualmente, o universo da educação é majoritariamente marcado pelo paradigma materialista, com foco no desenvolvimento racional (cognitivo) dos indivíduos e uma objetividade pragmática de formação funcional perante os modos de sustentação material da vida. Este trabalho, pautado no Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA) é contrário a esta visão, e acredita na importância de superar os dualismos, as dicotomias, bem como a compreensão de um ser humano fragmentado. Assim, interessa-se pela arte, especificamente o teatro, versando sobre a importância deste na educação, tendo em vista o desenvolvimento pleno dos indivíduos. Interessamo-nos também pela Pedagogia Waldorf, uma vez que esta é um exemplo vivo de quebra do paradigma vigente citado acima. Portanto, buscando compreender as possibilidades de desenvolvimento humano proporcionado pela experiência teatral em uma escola desta pedagogia específica, e fundamentados no STAA, pesquisamos as possibilidades de desenvolvimento geradas pelo teatro a partir das dimensões da existência humana; sendo estas os modos do indivíduo lidar com a realidade, relacionado aos níveis de abstração humana, e às categorias da Célula Psíquica - Identidade, Self, Resiliência e Alteridade. Utilizando-nos do STAA também como método de análise, pesquisamos um processo de produção de um espetáculo teatral por nove adolescentes entre 13 e 15 anos, estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola Waldorf de Curitiba/PR. São considerados como fenômenos fundamentais às interações geradas pelo processo a transmutação entre as dimensões humanas e os possíveis impactos no desenvolvimento das categorias da Célula Psíquica citadas acima. Observamos que o fazer teatral colocou em movimento os aspectos inter e intrapsicológicos dos educandos em questão, contribuindo para a melhoria na qualidade das interações. Também se mostraram relevantes as condições oferecidas pela pedagogia Waldorf. Percebemos, ainda, as qualidades da arte e da educação do sensível para o desenvolvimento integral dos indivíduos, contribuindo com a formação de seres humanos capazes de buscar interações mais harmoniosas. Palavras-chave: Teatro. Pedagogia Waldorf. Afetividade Ampliada. Desenvolvimento Humano. Educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The debate on the importance of art for humanity permeates much of the history of our species, as well as dichotomous discussion on the supremacy of reason over emotion for human development. We can say that today the world of education is mostly marked by materialistic paradigm, focusing on the rational development (cognitive) of individuals and on a pragmatic objectivity of functional training before the modes of material life support. This work, based on the Theoretical System of Extended Affectivity (TSEA), is contrary to this view, and believes in the importance of overcoming the dualisms and dichotomies, as well as the understanding of a fragmented human being. So, interested in art, particularly theater, dealing with the importance of it in education, owing to the development of individuals. Also we are interested in the Waldorf Pedagogy, since this is a living example of breaking the current paradigm mentioned above. Therefore, trying to understand the possibilities of human development provided by a school theatrical experience in this specific pedagogy, and based upon the TSEA, researched the possibilities generated by the development of theater from the dimensions of human existence; and these being the individual modes to cope with actually related to human abstraction levels and categories of Psychic Cellule - Identity, Self, Resilience and Alterity. Using the TSEA also as a method of analysis, research a process of a play producing for nine teenagers between 13 and 15, students from the eighth grade of elementary school in a Waldorf's school in Curitiba / PR. Are considered like fundamental phenomena the interactions generated by the transmutation process between human dimensions and the possible impacts on the development of the categories of Psychic Cellule mentioned above. We aim, therefore, understand the qualities of art and education sensitive to the integral development of individuals, to contribute to the training of human beings capable of more harmonious interactions. Keywords: Theater. Waldorf Pedagogy. Extended Affectivity. Identity. Human Development. Education.pt_BR
dc.format.extent184 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTeatro - Educaçãopt_BR
dc.titleAmpliando e transmutando dimensões existenciais : uma experiência teatral em escola Waldorfpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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