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dc.contributor.advisorMendes Filho, Jose Thomaz
dc.contributor.authorFiala, Lilian Kotviski
dc.contributor.otherLima, Jose Edmilson de Souza
dc.contributor.otherKnechtel, Maria do Rosário
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento
dc.date.accessioned2016-11-17T17:44:33Z
dc.date.available2016-11-17T17:44:33Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43674
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Thomaz Mendes Filho
dc.descriptionCoorientadores : Prof. Dr. José Edmilson de Souza Lima e Profª. Drª. Maria do Rosário Knechtel
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa: Curitiba, 23/05/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 171-188
dc.description.abstractResumo: Voltada ao contexto dos pequenos negócios unipessoais, compostos por microempreendedores individuais (MEIs) e por microempresas, esta pesquisa teve o objetivo de identificar as percepções dos donos de pequenos negócios de Curitiba sobre sustentabilidade, no que se refere ao seu entendimento, ações e dificuldades, e como essa percepção pode ser influenciada. A partir de uma estratégia de pesquisa qualitativa de caráter exploratório descritivo, a metodologia consistiu de revisão bibliográfica, entrevistas focais com instituições de públicas de suporte aos pequenos negócios e com donos de pequenos negócios, sendo que nestas últimas houve a utilização de roteiro de entrevista semiestruturado. A análise dos dados se deu por procedimento de análise de conteúdo com a utilização de categorias de análise por "caixa" e por "milha". As considerações finais desta pesquisa revelam que a sustentabilidade nos pequenos negócios se refere primordialmente ao aspecto econômico (sua sobrevivência); o aspecto ambiental está relacionado a ações ligadas ao lixo, a embalagens e ao uso dos recursos como a energia elétrica e água; e o aspecto social se mostra mais incipiente. As dificuldades apontadas pelos donos de pequenos negócios para ser mais sustentáveis estão no campo cultural, financeiro, do tempo e da criatividade. A partir do entendimento que as ações de sustentabilidade expressas pelos donos de pequenos negócios são reflexo de suas percepções sobre a sustentabilidade - a qual está fortemente relacionada a suas percepções de mundo - identifica-se o processo dialógico-comunicativo como forma de influenciar a percepção desses donos e com maiores chances de uma conscientização que leve a ação. Consideram-se os meios de comunicação e o poder público atores principais desse processo. Palavras-chave: MEI. Microempresa. Responsabilidade socioambiental. Educação ambiental. Comunicação ambiental.
dc.description.abstractAbstract: Focused on the context of small sole proprietorship business, composed of individual microentrepreneurs (MEIs) and micro-enterprises, this research aimed to identify the perceptions of sustainability from small business owners of Curitiba, with regard to his understanding, actions and difficulties, and how that perception can be influenced. From a qualitative research strategy with descriptive exploratory nature, the methodology consisted of a literature review, focus interviews with public institutions who support small businesses and small business owners, and in the latter there was the use of semi-structured interview guide. Analysis of data was fulfilled by content analysis procedure with the use of analytical categories by "box" and by "mile". The final considerations of this research reveal that sustainability in small business relates primarily to the economic aspect (survival); the environmental aspect is related to actions regarding to waste, packaging and the use of resources such as electricity and water; and the social aspect seems to be more incipient. The difficulties to be more sustainable cited by small business owners are in the cultural, financial, time and creativity field. From the understanding that sustainability actions expressed by small business owners are a reflection of their perceptions of sustainability - which is strongly related to their perceptions of the world - dialogicalcommunication process is identified as a way to influence the perception of owners of small business and as having higher chances of an awareness that leads to action. The media and the government are considered main actors in this process. Keywords: MEI. Micro-enterprise. Socio-environmental responsibility. Environmental education. Environmental communication.
dc.format.extent195f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectPequenas e médias empresas
dc.subjectResponsabilidade social - Aspectos ambientais
dc.subjectEducação ambiental
dc.titleSustentabilidade nos pequenos negócios : percepções e aplicabilidade em atividades comerciais no Município de Curitiba
dc.typeDissertação


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